/Escolas de Porto União recebem laboratórios de ciências e brinquedotecas lúdicas

Escolas de Porto União recebem laboratórios de ciências e brinquedotecas lúdicas

Nos dias 20 e 21 de agosto, alguns professores da rede municipal de ensino foram contemplados com treinamentos. Com a aquisição de laboratórios de ciências para os Núcleos Educacionais Frei Deodato e João Fernando Sobral, foi preciso repassar as informações e cuidados básicos com equipamentos e materiais para garantir o melhor aproveitamento e principalmente a segurança de professores e alunos.

Já para a Educação Infantil, a capacitação foi direcionada aos professores dos anos iniciais do Núcleo Educacional Hermínio Milis e para professores da educação infantil Núcleo de Educação Infantil Moranguinho. Isso porque os brinquedos adquiridos também exigem uma metodologia específica para incentivar as crianças a desenvolverem suas habilidades.

Os brinquedos da Bink Mobil do projeto Brincar e Aprender foram desenvolvidos com o objetivo de ajudar na capacidade das crianças a pensarem. Mais do que diversão, esses brinquedos despertam as capacidades cognitivas contando com as interações sociais. A brincadeira é coletiva, mas o aprendizado e desenvolvimento é individual.

Os laboratórios de ciências são destinados aos alunos um pouco maiores e possibilitam as práticas laboratoriais com experimentos que apenas a teoria não é capaz de sintetizar. As entregas de materiais e treinamento dos profissionais foram acompanhados de perto pelo Prefeito Eliseu Mibach, pela Secretária de Educação Aldair Muncinelli e pelo Secretário de Administração Ruan Guilherme Wolf.

Em sua fala, Eliseu relembrou todas as obras de reformas e ampliações que está desenvolvendo e as que ainda pretende fazer até o final do mandato. Segundo ele, “se o dinheiro da educação for usado exclusivamente para a educação, dá pra fazer muita coisa além de reformas. O que é preciso é manter o respeito pelo dinheiro público, senão até papel higiênico falta para as crianças como já aconteceu anos atrás”.

A Secretária de Educação, Aldair Muncinelli, comentou que nada do que tem sido solicitado tem recebido negativas por parte da administração por isso “temos uniforme, calçados, laboratórios, brinquedos, equipamentos dos mais diversos para as cozinhas, lavadoras de roupa, computadores, berços e colchões novos além de todos os investimentos em reformas e ampliações. Tenho orgulho do que estamos presenciando em nosso município” afirmou.

Já o secretário de Administração, Ruan Guilherme Wolf fez um apelo aos professores que participavam dos treinamentos. Ele afirmou que “não está faltando nada nas escolas e deixou um pedido a vocês (professores): nós estamos de passagem, mas vocês vão permanecer. Então cobrem que os recursos da educação continuem sendo usados com respeito pelos próximos gestores porque se souber usar, não vai faltar”, comentou.