/Emoção e homenagens na reinauguração do NE Frei Deodato

Emoção e homenagens na reinauguração do NE Frei Deodato

No sábado, dia 12, o Prefeito de Porto União, Eliseu Mibach, acompanhado dos secretários municipais e vereadores estiveram presentes em São Miguel da Serra para entregar as obras de reforma e ampliação do Núcleo Educacional Frei Deodato.

A obra é uma das solicitações que a comunidade fez no início do ano passado durante reunião com a administração municipal. A diretora Emília Banaseski disse em seu discurso que foi à reunião com vários pedidos mas, embora reconhecendo que a escola precisava de muitas obras, fez uma solicitação mais modesta, torcendo para que pelo menos uma pintura fosse aprovada. Acabou sendo surpreendida ao ter uma reforma e ampliação completa aprovada.

Durante um ano inteiro os alunos e professores precisaram ser pacientes com o barulho, a bagunça e a necessidade de deixarem o conforto de suas salas de aula. A comunidade toda se mobilizou cedendo espaços para que as atividades do ano letivo não fossem prejudicadas.

Os professores e alunos prepararam várias homenagens para o dia da inauguração. A comunidade ofereceu cestas com produtos locais para o prefeito e secretários em sinal de agradecimento e reconhecimento pela obra entregue. O aluno Diogo Henrique Borges de Souza do pré, já lendo fluentemente, fez uma homenagem à Secretária Municipal de Educação e, ensaiados pelo músico Vanderlei Werle, os alunos cantaram o Hino de Porto União, do Centenário de São Miguel e a canção de gratidão.

Eliseu disse reconhecer a atuação e gestão eficiente da diretora na condução das obras solicitadas. Segundo ele, foi o olhar e o cuidado de quem trabalha diretamente com as crianças e conhece as necessidades locais o essencial para o sucesso da obra. Ainda fez uma homenagem à diretora e à secretária de educação por toda dedicação e competência.

Logo após a cerimônia foi oferecido um café com guloseimas e quitutes produzidos pelas próprias merendeiras.