
Através do telefone, a Polícia Militar soldado Eliane Kieski Szczerbowski ajudou uma família a salvar um bebê de apenas 1 mês e 3 dias de vida, o qual havia se engasgado com leite materno. A situação ocorreu na localidade de Água Branca, no interior de São Mateus do Sul.
A Policial recebeu a ligação da mãe por volta das 13h30 dessa sexta-feira, dia 25. A mulher informou que o bebê havia engasgado e estava desfalecido. Como a moradia era longe, a policial militar que tem um bebê de pouco mais de um ano, disse que sentiu a sensação de desespero da mãe e foi repassando orientações por telefone. “A primeira atitude que tive foi de orientar para os primeiros socorros, e como ela mora na Água Branca, provavelmente não daria tempo da criança chegar com vida. Por telefone fui orientando a mãe e logo após um tio, para que segurasse a criança de bruços, dando cinco tapinhas nas costas do bebê”, conta a policial a reportagem da Rádio do Xisto.
Com a ajuda do tio, a mulher conseguiu realizar as manobras de reanimação e a criança voltou a respirar. Mesmo assim, a criança foi para o Pronto Atendimento na sequência para uma avaliação médica. A Soldado Eliane foi até o Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes encontrar com a mãe e o bebê chamado Augusto. “Ver que ele está bem e já está se amamentando novamente, é uma sensação de alívio de missão cumprida”, disse a Policial.