/Qualidade da água das bicas de Porto União é atestada frequentemente pelo Laboratório Central de Saúde Pública.

Qualidade da água das bicas de Porto União é atestada frequentemente pelo Laboratório Central de Saúde Pública.

Há dois anos a Secretaria Municipal de Agricultura iniciou, em parceria com os servidores da Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o trabalho de recuperação de fontes e nascentes de água. A construção de caxambus, com apoio técnico da EPAGRI, para preservar as nascentes levou o nome de Projeto Circuito das Nascentes e tem como escopo a proteção das fontes naturais para evitar a contaminação da água consumida pela população.

Além de proteger as fontes dessas águas, a Administração Municipal tem trabalhado para tornar seu acesso mais democrático construindo estruturas que possibilitem a com mais conforto e segurança. As fontes localizadas na entrada da localidade do Maratá são exemplos dessa ação assim como do Pintadinho, Legru e no Bairro Santa Rosa, conhecida como a fonte dos Jung.

Para assegurar que a população esteja consumindo água de qualidade, a vigilância sanitária envia amostras coletadas para análise do laboratório Central de Saúde Pública que emite o laudo atestando a qualidade da água das fontes.

A qualidade da água das nossas fontes é monitorada pelo menos duas vezes ao ano e, enquanto a água for apropriada para consumo, as fontes estarão disponíveis a toda população.

A nascente que merece destaque é a do Pocinho do João Maria localizada no Parque do João Maria, no Morro da Cruz que, embora ainda não tenha recebido as proteção, a qualidade da água dessa nascente é assegurada desde que coletada da vertente, sou seja, não a que fica acumulada no pocinho.

Então, quem prefere consumir a água das nossas fontes, fique a vontade porque a qualidade dessa água é assegurada e monitorada frequentemente.