/“Mesmo com a interdição com faixas, placas informativas e avisos, alguns pontos foram violados”, diz a nota da prefeitura sobre os espaços públicos

“Mesmo com a interdição com faixas, placas informativas e avisos, alguns pontos foram violados”, diz a nota da prefeitura sobre os espaços públicos

A Administração Municipal de Porto União iniciou o trabalho de interdição dos espaços públicos na última semana atendendo ao decreto estadual nº 521, que determina no “Art. 3º-B. Ficam proibidas a concentração e a permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praças e praias (…)”. Essa ação se faz necessária diante do aumento considerável de casos de contaminação por COVID-19 nos últimos dias.

Várias normativas ainda estavam em vigência desde o início da pandemia e apenas a fiscalização havia sido relaxada, já que a população estava fazendo sua parte. Entretanto, com o aumento dos casos em praticamente todo o território catarinense, a fiscalização voltou a acontecer de forma mais incisiva.

Os espaços públicos foram interditados com fita zebrada e neles foi fixado o aviso de interdição. Locais como o Balneário e Morro da Formiga principalmente, além dos demais pontos turísticos como Cachoeira do KM13 e parquinhos infantis, estavam recebendo um grande número de pessoas, o que pode criar um ambiente de contágio mais propício segundo os profissionais da área.

Mesmo com a interdição com faixas, placas informativas e avisos na imprensa, alguns pontos foram violados até nos dias chuvosos. É importante ressaltar que essa determinação vale para todas as regiões do território catarinense enquadradas no risco de contágio como Gravíssimo, que é o nosso caso. Só nos últimos 15 dias foram registrados 100 casos novos, o que justifica a preocupação do poder público“, destacou o setor de comunicação da Prefeitura.

As filas nas agencias bancárias contam com a presença dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde orientando as pessoas sobre a importância de manter o distanciamento, da mesma forma que bares e restaurantes estão sendo orientados a manterem o distanciamento seguro entre seus frequentadores. Em caso de descumprimento das instruções normativas, o estabelecimento é notificado podendo sofrer penalidades mais duras.

Os profissionais da saúde alertam que é preciso redobrar os cuidados como uso de máscara, desinfecção das mãos e objetos e o distanciamento social até que a vacina esteja disponível.