/Santin Roveda assina decreto proibindo fogos de artifícios com estampidos em União da Vitória

Santin Roveda assina decreto proibindo fogos de artifícios com estampidos em União da Vitória

Na tarde desta terça-feira, 29 de dezembro, o prefeito de União da Vitória, Santin Roveda, assinou o decreto 527/2020, que proíbe a utilização de fogos de artifícios com estampido (aquele que faz barulho), em União da Vitória. A população pode fazer a sua denúncia via telefone (42) 98416-9619.

No decreto, assinado pelo prefeito Santin Roveda, restou destacado que tal medida vem em benefício da sociedade, pois a intensidade do som produzido pelos fogos de artifícios ultrapassa 150 dB, o que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), sons com mais de 65 dB já podem estressar e prejudicar a saúde; e ainda, que a partir de 85 dB, o barulho já pode ser suficiente para causar a perda da audição, principalmente quando acima de 120 dB. O decreto ainda destaca, além do forte barulho dos fogos de artifícios, também enfatiza a preocupação do poder públi co com a sociedade e animais: “Considerando que, as crianças, idosos, doentes, autistas e pessoas com deficiência, além dos animais e aves, que possuem maior sensibilidade ao barulho dos fogos, também sofrem impactos negativos”.

Durante a assinatura do decreto, o prefeito destacou que não está proibido soltar os fogos de artifícios em União da Vitória, mas sim, a proibição da utilização do material que causa barulho. “Quero finalizar, antes de assinar o decreto, que estamos proibindo a utilização de fogos de artifícios com estampidos, aquele que faz barulho e que está liberada a utilização dos fogos de artifícios que só tem a luz e que não vai trazer prejuízos para a população”, declarou Santin Roveda.

Durante todo o ano e agora com a chegada do fim de 2020, a população questionou nas redes sociais a utilização dos fogos de artifícios e a preocupação nos comentários, sempre foi com as pessoas de mais idade e com os animais. A Administração Municipal, que sempre acompanha tem um dialogo direto com a comunidade e fez o decreto em prol da qualidade de vida de todos.

A população, ao ver pessoas fazendo a utilização de fogos de artifícios com estampido, pode enviar a sua mensagem para o WhatsApp de Denúncia (42) 9 8416 96 19. Ou, se preferir, ligar para a Polícia Militar 190.