/Receita Federal de União da Vitória disponibiliza nova forma para contribuintes obterem cópia da última Declaração de Imposto sobre a Renda

Receita Federal de União da Vitória disponibiliza nova forma para contribuintes obterem cópia da última Declaração de Imposto sobre a Renda

Desde o dia 10 de março a Receita Federal passou a disponibilizar, pela internet, sem necessidade de certificado digital, a cópia da última Declaração de Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) enviada pelo contribuinte nos últimos cinco anos.

A partir de agora o contribuinte possui dois novos meios de acesso ao serviço:
– mediante conta cadastrada no portal www.gov.br; ou
– por meio do código de acesso (gerado na própria página da Receita Federal)

Ao entrar no Portal e-CAC, o caminho para obtenção do serviço é:

– Processos Digitais (e-Processo) > Abrir Dossiê Digital de Atendimento > área de concentração: Cópia de Documentos > serviço: Obter cópia da última DIRPF entregue.

Não é necessário juntar qualquer documento, a própria abertura do dossiê é suficiente para o fornecimento da cópia da declaração.

O atendimento não é imediato, pois depende de processamento em lote que acontece algumas vezes ao longo do dia. A cópia da Declaração é fornecida ao solicitante no processo aberto e pode ser acessada pela opção “Meus Processos”, na aba Inativos.

A Receita Federal tem se esforçado para facilitar cada vez mais a vida do contribuinte.