/Formato de atendimento das ligações do 190 mudou

Formato de atendimento das ligações do 190 mudou

Somente após o atendimento em uma central é que a chamada de emergência será transferida para o quartel da cidade de onde o chamado foi feito

 

Ao ligar para a Polícia Militar (PM) pelo 190, você não será mais atendido por um policial conhecido, sequer, pelo policial da cidade de onde faz o chamado. Desde a metade do ano passado, as ligações de emergências caem numa central. De lá, somente depois de algumas perguntas feitas pelo atendente à pessoa que ligou, são direcionadas para os quarteis da cidade de onde o pedido de ajuda foi feito. O modelo exige que quem está fazendo a ligação, digite os comandos apertando alguns números no teclado do celular.

imagem: ilustrativa

A reportagem do Canal4, por meio da jornalista Mariana Honesko, fez o teste. Ela simulou o pedido de socorro tendo como local de origem a cidade de União da Vitória. Acompanhe nas orientações que foram descritas aqui, como funciona a atual dinâmica.

– Polícia Militar. Emergência. Para situação de risco a vida ou ao patrimônio, digite 0. Para denuncia sobre Covid, digite 1. Para falar com o Corpo de Bombeiro, digite 4. Para ocorrência de perturbação de sossego, digite 5. Para denúncias em que o crime não esteja acontecendo neste momento e que possa ser objeto de averiguação posterior pelos órgãos competente digita 6. Para sugestões, relações ou elogio, digite 8. Para outras informações, digite 9.

O fato de uma ligação ser intermediada não vem agradando a comunidade. Ela teme pela demora no envio de profissionais para o atendimento da ocorrência e por sua vez, a falta de solução do caso, pelo menos, no momento em que ele está correndo ou acabou de acontecer. Também incomoda, a exigência de digitar alguns números no teclado do celular, por exemplo. O temor é por não conseguir finalizar o pedido diante do nervosismo ou por digitar um algarismo errado.

A reportagem procurou pela assessoria da PM em Curitiba e em Santa Catarina, mas, não houve retorno até o fim dessa redação.