/Cerimônias de despedidas de quem morreu de Covid-19 devem ser evitadas. Orientação é do Ministério do Saúde

Cerimônias de despedidas de quem morreu de Covid-19 devem ser evitadas. Orientação é do Ministério do Saúde

Muitas pessoas tem dúvida e não entendem o motivo da duração breve da despedida de quem faleceu vítima da Covid-19. Conforme a Vigilância Sanitária de União da Vitória, os velórios e outras solenidades seguem o que diz o documento ‘Manejo de Corpos no Contexto da Doença Causada pelo Coronavírus SARS-COV-2 – COVID-19’, do Ministério da Saúde e das Notas Técnicas da Anvisa e Nota Orientativa SESA PR 19/2020. Os textos sugerem que “velórios e as cerimônias após o falecimento das pessoas confirmadas e/ou suspeitas sejam evitadas, tanto pelo risco de infecção, quanto pela aglomeração de pessoas no funeral”.

No caso de União, por exemplo, o Decreto 143/2020 mostra que “após o falecimento o corpo deve ser sepultado ou cremado imediatamente, não havendo quaisquer ritos fúnebres e homenagens”. Se caso o paciente falecer após o período de transmissão e apresentar laudo médico salientando esse fato, “o mesmo poderá ser velado em cerimônia simples, seguindo as orientações para todos os outros velórios, como distanciamento social, limite de pessoas dentro do velório, uso de máscaras e demais orientações necessárias para com o Covid-19”.

Já em casos de falecimentos sem ligação com o novo coronavírus, os velórios são realizados com horário reduzido (máximo 4 horas) durante o dia para que não apresentem aglomeração e tempo de permanência de pessoas juntas por longos períodos, fatores que podem colaborar para uma possível transmissão.