/Conselho Editorial da Uniuv realiza lançamento de primeiro e-book

Conselho Editorial da Uniuv realiza lançamento de primeiro e-book

“Bella cidade dos Verdes Hervaes” recupera e socializa fragmentos histórico-geográficos, produtivos e socioculturais da produção da erva-mate em São Mateus do Sul.

O lançamento do livro organizado por Alcimara Aparecida Föetsch, Filipe de Souza dos Santos e Sidnei Muran, no formato e-book, intitulado “Bella cidade dos Verdes Hervaes: indicação geográfica, potencialidades e desafios da erva-mate em São Mateus do Sul – Paraná”, acontece no dia 24 de junho (quinta-feira), às 19h, em uma live no Canal do YouTube da Uniuv. Haverá certificação para os que preencherem a lista de presença durante o encontro virtual. A obra foi escrita por várias mãos e editada pelo Conselho Editorial do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV).

Aproveitando o cenário propício resultante da obtenção da Indicação Geográfica (IG) pelo município de São Mateus do Sul, a obra divulga informações essenciais sobre a produção, o uso, a diversificação e a comercialização da erva-mate na região. Dividido em três partes, o livro apresenta aspectos histórico-geográficos, conta detalhes sobre a obtenção da IG, socializa inspirações e evidencia a utilização dessa planta valiosa para o Sul do Brasil.

A professora Alcimara Aparecida Föetsch, da Unespar de União da Vitória, conta que, inicialmente, a ideia era escrever um artigo científico sobre os motivos que justificam a existência da erva-mate por aqui. No entanto, com a inclusão dos vários olhares, a obra foi se avolumando e se diversificando, o que resultou em uma publicação sortida, que mescla produção acadêmica, informações jornalísticas e comerciais, além de destacar elementos socioculturais locais.

A relevância do livro para a comunidade regional é destacada pelo professor Filipe de Souza dos Santos, da Uniuv. Segundo ele, trata-se de uma coletânea heterogênea que contempla distintos públicos leitores e pode se tornar uma referência introdutória para futuras pesquisas, embasar próximos estudos e fundamentar novas análises.

Para o jornalista, historiador e escritor, Sidnei Muran, os diferentes textos cumprem o papel de informar e socializar práticas, trajetórias, redes comerciais e conhecimentos populares de maneira acessível e gratuita aos interessados. O primeiro e-book do Conselho Editorial da Uniuv terá distribuição gratuita. Para fazer o download da obra, é só acessar o seguinte endereço http://uniuv.edu.br/livro-bella-cidade-dos-verdes-hervaes.php