/Onda de frio chega forte no Sul do País com ventos soprando intensamente e sensações térmicas negativas na região

Onda de frio chega forte no Sul do País com ventos soprando intensamente e sensações térmicas negativas na região

A sensação térmica será protagonista nesta onda de frio no Sul do País, de acordo com a análise da MetSul Meteorologia. A combinação de vento com temperatura muito baixa mesmo no período da tarde deve trazer sensação térmica muito baixa nesta segunda e, principalmente, durante a terça-feira.

Em General Carneiro, a temperatura não passou dos 5°C nesta manhã, e deve se manter nisso ao longo do dia, com previsão de temperatura negativa a noite. Já União da Vitória, os termômetros registraram 8°C durante a manhã. Com a chuva, a temperatura deve cair ainda mais no período da tarde e a noite. A chuva deve parar após as 17 horas segundo o site da SIMEPAR.

Foto: metsul.com

Segundo o MetSul Meteorologia, uma área de baixa pressão (ciclone), atualmente na costa da província de Buenos Aires, com ar extremamente gelado, vai se deslocar para o litoral do Uruguai e depois irá se posicionar a Sudeste do Chuí, Rio Grande do Sul. É uma baixa pressão polar com valores de espessura de camada por demais baixos, o que fará com que o ar em sua área de atuação fique extremamente frio com um perfil vertical da atmosfera gelado. A circulação deste ciclone estará sobre o Sul na terça, para quando os modelos numéricos indicam para o nível de 850 hPa (1.500 metros de altitude) temperatura de até 5ºC abaixo de zero e espessores abaixo de 5.400, o que somente se observa em incursões polares muito intensas. Nestas regiões, nas horas mais frias do dia, a sensação térmica estará perto de 0ºC ou negativa.

Foto: metsul.com