/Vale a pena morar em Curitiba. Veja os pontos positivos e negativos!

Vale a pena morar em Curitiba. Veja os pontos positivos e negativos!

Não importa se você pretende comprar apartamento no Batel, no Centro Cívico ou próximo ao Jardim Botânico, em praticamente qualquer lugar que vá morar em Curitiba você estará fazendo uma boa escolha. Curitiba é a capital do Estado do Paraná, que fica na região Sul do Brasil, e de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, possui quase dois milhões de habitantes.

E você sabe de onde vem o nome “Curitiba”? Bom, essa denominação vem do termo de origem indígena “kur yt iwa”, que significa um lugar cheio de pinheiros, e por isso as araucárias são um tipo de árvore muito respeitada na cidade. O município paranaense também é considerado como a cidade mais fria do Brasil, ganhando até mesmo de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

Curitiba é a maior cidade da região Sul do Brasil, possuindo o quinto maior PIB do país e tem mais de 800 fábricas somente no bairro Industrial. Uma curiosidade importantíssima é que a cidade lidera no ranking das capitais brasileiras com o maior número de bibliotecas públicas por habitantes.

E outra coisa importante é que Curitiba está entre as 21 cidades mais inteligentes do mundo! Viu só como a cidade não tem apenas capivaras, araucárias e o Jardim Botânico, itens mais conhecidos de quem vem de fora?

Imagem: Pixabay

Pontos positivos de morar em Curitiba

É importante ressaltar que Curitiba é uma cidade muito organizada e muito limpa, com muitas áreas verdes, muitos parques também, e, além disso tem uma intensa programação cultural e várias opções de entretenimento. Ou seja, é uma cidade bem rica em vários campos mesmo.

Outro ponto interessante é que a cidade também tem uma ótima estrutura de mobilidade e uma excelente infraestrutura de serviços urbanos –  mais um motivo para procurar apartamento no Batel. Mais um ponto positivo da cidade é que o município já conta com mais de 200 km de ciclovias e, por fim, Curitiba está entre as maiores economias do país, tendo destaque nos setores do comércio e de serviços. Muita coisa boa mesmo!

Pontos turísticos de Curitiba

Resolvemos selecionar apenas alguns dos pontos turísticos da cidade, pois por lá realmente o que não faltam são atrações de turismo e opções de lazer e entretenimento para todas as idades. O primeiro ponto que separamos na nossa lista é o Museu Oscar Niemeyer, também conhecido como o “museu do olho” devido ao formato da sua construção. Os jardins são ótimos locais para se fazer piqueniques, que é uma cena muito comum de se ver nos fins de semana, nos entardeceres, e por aí vai.

O segundo ponto turístico imperdível é o passeio de trem entre Curitiba e Morretes. A viagem dura cerca de três horas, mas durante essa viagem você vai ver inúmeras pontes, montanhas da Mata Atlântica… é uma viagem com imagens de perder o fôlego!

Outro ponto imperdível de Curitiba é o Parque Tanguá, que fica localizado às margens do rio Barigui e é uma área de lazer com muito verde. Mais um ponto turístico para você não deixar de visitar é o bairro da Santa Felicidade. Para você que gosta de comidas italianas, lá é um bairro maravilhoso, porque lá tem várias especiarias das comidas italianas como vinícolas, cantinas… então vale muito a pena conhecer esse bairro. Outro lugar muito interessante é o Teatro Ópera de Arame – que nome interessante, não? Este centro cultural é conhecido por sua estrutura de tubos de aço e cobertura transparente. O teatro foi construído em apenas setenta e cinco dias. Vale a pena uma visita.

Se está pensando em alugar apartamento no Centro Cívico, saiba que por lá também tem muitos prédios históricos que com certeza irão agradar até os mais exigentes apreciadores da História local.

E, por fim, claro que não poderíamos nos esquecer do Jardim Botânico, um dos pontos turísticos mais atrativos das pessoas que vão visitar Curitiba. O lugar é muito famoso pela sua estufa de vidro e pelos seus jardins geométricos. Vale muito a pena, esse passeio é lindo.

Você conseguirá passar o dia inteiro lá e curtir muito! Não é à toa que o Jardim Botânico já deixou de ser cartão-postal de Curitiba e passou a ser um cartão-postal do Brasil. Há, inclusive, uma grande procura por apartamento no Jardim Botânico por causa disso também.

Pontos negativos de morar em Curitiba

Nem tudo são flores ao morar na cidade, ainda que tenha um bem localizado apartamento no Jardim Botânico. O primeiro ponto negativo de Curitiba é a grande variação climática. É impressionante, porque em apenas um dia, a depender da época do ano, você consegue passar pelas quatro estações do ano, então já é bom ir preparado para isso. E, falando em clima para você que ama o Sol, não vá com muita expectativa, porque em Curitiba o céu cinzento predomina mais do que o céu ensolarado. Para quem gosta de tomar um solzinho, isso pode realmente ser um ponto negativo.

O trânsito também não é muito tranquilo por lá. A cidade tem crescido muito e, com isso, o trânsito tem ficado cada dia mais difícil.

Outro ponto negativo é que Curitiba não tem praia. Se você quer passar, por exemplo, um fim de semana no litoral, você vai ter que se deslocar pelo menos uns cem quilômetros para realizar o seu desejo. Mais um ponto negativo é que Curitiba não é tão segura para se sair à noite, então é preciso tomar mais cuidado em algumas regiões mais centrais.

A recordar que todas essas informações são baseadas em depoimentos de pessoas que se mudaram de outros estados para viverem em Curitiba.Ressalte-se, ainda, que independentemente dos pontos negativos, os positivos sempre acabam por se destacar. Quem vive na cidade realmente sabe dizer o quanto é bom alugar apartamento no Centro Cívico, próximo ao Jardim Botânico ou em qualquer outro ponto bem localizado da capital paranaense.

E então, vai aproveitar a sua chance de se mudar para Curitiba? Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais caso tenha gostado deste artigopara mais informações sobre outros assuntos do seu interesse!