/Paraná e Santa Catarina devem registrar tardes quentes com máximas próximas dos 40ºC

Paraná e Santa Catarina devem registrar tardes quentes com máximas próximas dos 40ºC

De acordo com o site MetSul.com uma enorme massa de ar quente vai tomar conta do Brasil nesta semana, trazendo temperatura acima do normal para esta época do ano. Vários estados devem ter máximas próximas ou acima dos 40ºC.

De acordo com site, a massa de ar seco e quente já cobre a maior parte do território brasileiro, mas durante os próximos dias vai avançar, causando um aquecimento muito acentuado em centenas de municípios do Sul e do Sudeste que ainda estão com temperatura agradável. Mas o calor mais intenso será sentido na grande maioria das cidades do Centro-Sul do Brasil na segunda metade da semana.

Ainda estamos em agosto e o número de horas de sol é menor de que dezembro a março, o aquecimento acaba sendo menor, mas a massa de ar é tão quente que mesmo assim deve trazer máximas até 10ºC a 15ºC acima do que é normal para a época do ano no Rio Grande do Sul, o que não é comum.

Correntes de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera trazendo o ar mais quente da Região Centro-Oeste, Paraguai e Norte da Argentina para o Sul do país, o aquecimento será mais acentuado que em muitas áreas do Sudeste. No Paraná e em Santa Catarina, as tardes mais quentes devem ocorrer no Oeste dos dois estados com máximas acima de 35ºC e até próximas dos 40ºC em alguns pontos.