/Plano Diretor Municipal vai definir desenvolvimento de União da Vitória e pode remodelar bairros como São Bernardo e Ponte Nova

Plano Diretor Municipal vai definir desenvolvimento de União da Vitória e pode remodelar bairros como São Bernardo e Ponte Nova

Um assunto que vem sendo pauta nos últimos dias e que prometer ser muito debatido pelas autoridades locais é a revisão do Planto Diretor Municipal de União da Vitória. O documento é uma Lei Municipal que é uma obrigação constitucional e uma Lei Federal no Estatuto da Cidade.

O Plano Diretor Municipal é de extrema importância para os futuros passos de União da Vitória, pois através deste documento são definidos os planos de desenvolvimento da cidade, indicando locais que podem ou não receber construções, bem como define possíveis instalações e remoções de prédios.

Um dos pontos delicados deste documento é, justamente, quando se tratada sobre áreas que possam vir a sofrer com enchentes. O Plano Diretor Municipal divide União da Vitória em zonas e detalhe o que pode ser feito em cada local. No entanto, bairros como São Bernardo e Ponte Nova, são considerados zonas de proteção de recursos hídricos e de ocupação orientada, onde se é proposto à retirada de prédios ou a criação de um seguro enchente, o que é considerado pouco viável.

A Plano Diretor Municipal ainda está sendo debatido em União da Vitória e audiências públicas serão marcadas possivelmente a partir do mês de novembro. A empresa responsável pela elaboração do plano é terceirizada e não é de União da Vitória.