/Processo Seletivo IFPR 2022 para Ensino Médio está com inscrições abertas

Processo Seletivo IFPR 2022 para Ensino Médio está com inscrições abertas

Foi lançado na última semana o Edital do Processo Seletivo IFPR 2021/2022 para ingresso em cursos técnicos de nível médio na modalidade presencial. As inscrições podem ser feitas até 28 de janeiro. A seleção será realizada por sorteio público, no dia 07 de fevereiro. São 80 vagas ofertadas em dois cursos técnicos integrados, Técnico em Informática e Técnico em Meio Ambiente, sendo que 80% são destinadas às políticas de inclusão social e 20% à ampla concorrência.

Pagamento da taxa
Neste ano, o processo seletivo para os cursos de nível médio será organizado diretamente pelo Campus União da Vitória, enquanto a seleção para os cursos superiores será realizado pela Funtef. Por conta disso, não será cobrada taxa de inscrição para os cursos de ensino médio.

Sorteio público
O sorteio público será realizado no dia 07 de fevereiro e será transmitido nos canais do campus, sendo de responsabilidade do candidato acompanhar os sorteios, bem como os editais de cada etapa da seleção.

Cursos
Para o Campus União da Vitória, estão disponíveis 80 vagas para os cursos técnicos:
40 vagas para o curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio (3 anos de duração).
40 vagas para o curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio (3 anos de duração).

Inclusão social
Assim como em anos anteriores, o Processo Seletivo do IFPR destina 80% das vagas à inclusão social.

60% do total de vagas ofertadas são reservadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas. Destas, 50% serão destinadas aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita (R$ 1.567,50) e 50% serão destinados aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo nacional per capita, havendo reserva de vagas para candidatos: autodeclarados pretos, pardos e indígenas, com deficiência; autodeclarados pretos, pardos e indígenas; pessoas com deficiência; e demais candidatos. No Anexo II do edital é possível conferir um quadro explicativo sobre o sistema de cotas adotado pelo IFPR.

Além das vagas acima descritas, o IFPR ainda destina 10% do total das vagas ofertadas para os candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 5% do total das vagas aos candidatos autodeclarados indígenas; e 5% aos candidatos com deficiência. Os 20% restantes do total de vagas são destinados à ampla concorrência.

Inscrições
As inscrições podem ser realizadas pelo link, até 28 de janeiro.

Atendimento
Neste momento, não há atendimento telefônico no Campus União da Vitória, mas as dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail oficial da unidade: campus.uniaodavitoria@ifpr.edu.br.

Página do Processo Seletivo
Todas as informações e novidades acerca do Processo Seletivo serão publicadas na página oficial da seleção, aqui em nosso site, no link: https://uniao.ifpr.edu.br/processo-seletivo-2021-2022/