/Adolescente de Porto União é suspeito de fazer parte de grupo “Neonazista”

Adolescente de Porto União é suspeito de fazer parte de grupo “Neonazista”

Um adolescente morador da cidade de Porto União é suspeito de fazer parte de um grupo Neonazista. O garoto foi alvo de uma operação denominada Bergon e que foi deflagrada em vários Estados do País, por meio de investigação da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio Janeiro e Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP/RJ.

De acordo com informações, policiais civis da Delegacia de Polícia da Comarca de Porto União e da Divisão de Investigação Criminal (DIC/PCSC), cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa do garoto durante a manhã desta quinta-feira, dia 16. Na casa foram apreendidos diversos objetos. O adolescente não foi apreendido.

Segundo informações, há sete meses, a Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV), recebeu uma denúncia da atuação de uma associação criminosa voltada a prática de atos violentos, de discriminação e preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional por meio de redes sociais.

Alguns dos integrantes desta associação criminosa seriam adolescentes, como é o caso do garoto de Porto União que é considerado suspeito de envolvimento.

O nome da operação faz alusão à freira francesa Denise Bergon, que usou seu convento para abrigar crianças judias entre alunos católicos durante a Segunda Guerra Mundial, evitando que fossem capturadas pelos nazista.