/Comece o ano empreendendo: Instrutor do Senac União da Vitória traz dicas importantes para quem está pensando em se tornar um microempreendedor individual

Comece o ano empreendendo: Instrutor do Senac União da Vitória traz dicas importantes para quem está pensando em se tornar um microempreendedor individual

O regime MEI (Microempreendedor Individual) é a categoria de pessoas jurídicas que mais cresce no país. Segundo dados da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), em 2021, foram abertas 268.437 empresas. Destas, 74,88% são referentes a MEIs.

Microempreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60 mil por ano e não ter outro CNPJ registrado em seu nome.

Abrir uma MEI foi a solução encontrada por muita gente durante a pandemia. Porém, outro dado da Jucepar mostra que a decisão de constituir um CPNJ precisa ser bem planejada: ao mesmo tempo em que foram abertas 201.010 MEIs no ano passado, 64.762 deram baixa ao seu registro empresarial.

Por isso, cada vez mais os empreendedores buscam por boas práticas e estratégicas sobre como construir uma MEI de sucesso. O instrutor e coordenador dos Cursos Técnicos de Administração do Senac União da Vitória, Romildo João Lisboa, traz algumas dicas importantes para quem está pensando em se tornar um microempreendedor individual:

# Dica 1 

Procure pessoas especializadas no mundo MEI para ajudar a abrir seu negócio de forma correta e coerente, com o menor risco possível. O Senac PR e o Sebrae/PR são instituições que auxiliam os empreendedores, desde iniciantes aos mais experientes.

# Dica 2 

Olhe seu nicho de mercado, pesquise e compreenda quem é o seu cliente. Faça uma análise do canvas persona (personagem semifictício do cliente ideal da empresa, construído com base em pessoas reais).

# Dica 3  

Potencialize sua empatia, se coloque no lugar do cliente.

# Dica 4 

Seu produto/serviço é para atender e agradar o seu cliente, então é o gosto dele o que vale, não o seu.

Caso você queira ingressar no mundo MEI mais preparado, Lisboa sugere o curso Técnico em Administração, modalidade de ensino mais rápida do que uma graduação – em torno de um ano e meio – e focada na atuação prática. “No curso Técnico em Administração do Senac União da Vitória os alunos percebem de forma clara e ampla a visão sistêmica sobre finanças, recursos humanos, parte comercial, estruturação de preços e outras grandes áreas da administração que, conciliadas, trazem uma gestão diferenciada para o seu negócio”, explica.

Além de um produto ou serviço de qualidade, um MEI de sucesso precisa conhecer sobre administração e vendas. “Em nosso curso, abordamos estratégias para formação de preços, praça, viabilidade, pré-projeto de plano de negócios, atividades canvas, enfim, várias abordagens do mundo MEI para que você possa entrar no universo dos negócios pelo caminho certo, que são as portas do Senac”, reitera.

Curso Técnico em Administração do Senac  

O Senac União da Vitória está com inscrições abertas para o curso Técnico em Administração, com início em março de 2022. Com carga horária de mil horas, o curso tem duração de um ano e meio, e há duas opções de turmas: tarde e noite.

Para se inscrever é preciso ter, no mínimo, 16 anos e o 2º ano do Ensino Médio. Quem fizer a matrícula até 21 de fevereiro ganha 50% na primeira parcela do curso.

Para consultar formas de pagamento e demais informações sobre o curso acesse: https://www.pr.senac.br/cursos/?ehtec=1&uep=18&tc=202200003.