/Cordovan Neto prestigia exposição de arte “Mulheres que fizeram Porto União da Vitória” 

Cordovan Neto prestigia exposição de arte “Mulheres que fizeram Porto União da Vitória” 

O dia da mulher foi marcado por um grande evento em União da Vitória. Aconteceu na galeria de Artes Erich H. Will, anexo à Estação União, uma exposição com o tema “Mulheres que fizeram Porto União da Vitória” promovida pela Associação Amadeu Bona.

O presidente da Câmara de Vereadores de União da Vitória, Cordovan Neto, esteve prestigiando o evento representando o Legislativo e à sua família, uma vez que, a sua avó, Hilda Romanzini de Melo (in memorian), foi uma das homenageadas.

O vereador enfatizou a importância do evento e parabenizou pela belíssima homenagem. “Um momento muito especial e marcante para nossa cidade. É uma satisfação participar deste evento que deixar essa homenagem para mulheres que foram tão importantes para nossa cidade”, destacou o vereador.

A exposição também homenageou Cleonice Schena Furla, Luci Gohl, Maria Salette Rodrigues de Melo, Salete Maria Lima Venâncio, Irmã Dionísia Ladeka, Maria Eduarda Adamio, Professora Amasília Costa Pinto de Araújo (in memorian), Sonya Will Bortolon (in memorian), Adelaide F. Bardora (In memorian), Izabel Carvalho Martins – Bebel (in memorian) e Francisca de Matos (in memorian).

Biografia da professora Hilda Romanzini de Melo: 

A professora Hilda Romanzini de Melo nasceu em 29 de junho de 1925 na cidade de Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul. Filha de João Romanzini e Lavina Reali Romanzini. Casou-se com o senhor, Cordovan Frederico de Melo. Tiveram quatro filhos, sendo um deles o professor de Educação Física, Cordovan Frederico de Melo Junior.

Fez o curso normal na Escola Professora Amazília em 1942. Em 1960 assumiu na escola José de Anchieta onde foi professora do jardim da Infância, da classe Especial e da 1ª série. Foi coordenadora Escolar da Escola José de Anchieta. Aposentou-se depois de 25 anos de participação no Magistério na mesma escola.

Também foi enfermeira voluntária e membro atuante em campanhas (em prol das crianças desamparadas, dos velhos, ajuda em asilos, campanha contra o Câncer, para os cegos).

Hilda Romanzini de Melo sempre se interessou pelos problemas sociais das nossas cidades. Sempre tinha uma palavra de bondade e consolo para aqueles que precisavam.

Em 28 de julho de 1987 faleceu desejando que o mundo e as pessoas vivessem em paz e harmonia.