/Morte do empresário Antonio Machado Massaneiro terá novo julgamento e contará com advogados do Vale do Iguaçu

Morte do empresário Antonio Machado Massaneiro terá novo julgamento e contará com advogados do Vale do Iguaçu

O caso da morte do empresário do setor de implementos agrícolas, Antonio Machado Massaneiro, ocorrido no ano de 2019 terá novo julgamento nesta terça-feira, dia 12 de abril, na cidade de Canoinhas e terá participação de advogados de União da Vitória, tanto na defesa como na acusação.

O advogado criminal e professor em universidades de Porto União e União da Vitória, Dr. Ernani Bortolini, estará juntamente com a advogada Dr. Ana Claudia Flenik, também de União da Vitória, atuando como assistente de acusação. A defesa do acusado também será do Vale do Iguaçu através do advogado Dr. Theodoro Sucharski.

O caso ganhou destaque em toda região não só por se tratar de um crime brutal, mas também por acontecimentos após o homicídio. O caso passará por um segundo julgamento, após o primeiro ter sido anulado devido o Tribunal considerar que o primeiro júri tomou uma decisão manifestamente contrária a prova dos autos. Naquela ocasião, o acusado, Ariel Roesler, 24 anos, foi condenado a 9 anos e 4 meses de prisão pela morte do caseiro, mas foi absolvido da acusação da morte do empresário. O júri na época, ocorreu de portas fechadas em razão da pandemia.

Este tipo de acontecimento é considerado raro na região, uma vez que, geralmente o Tribunal de Justiça acompanha a decisão do júri. Doutor Ernani Bortolini que fará nesta terça-feira o seu júri de nº 148, disse ter vivenciado este tipo de situação somente uma vez.

O crime
O caso de trata da morte do empresário Antonio Machado Massaneiro, 66 anos, e seu caseiro, José Alcir Alves Cardoso de Oliveira, 32 anos. Eles foram assassinados a tiros na madrugada de 14 de março de 2019, na chácara do empresário na localidade de Salto d’ Água Verde, interior de Canoinhas. A causa do crime teria sido uma divergência acerca da área de aproximadamente cinco mil metros quadrados que a vítima alegava ser sua, pressionando o pai do denunciado a assinar a documentação relativa às terras de sua família.