/6ª Regional de Saúde realiza capacitação para agentes de combate a endemias com etapas práticas em General Carneiro

6ª Regional de Saúde realiza capacitação para agentes de combate a endemias com etapas práticas em General Carneiro

Na última semana, ocorreu nos municípios de União da Vitória e General Carneiro a capacitação para Agentes de Combate a Endemias com foco na revisão e orientação das ações voltadas para o combate à Dengue.

A capacitação contou com etapas teóricas, realizadas na 6ª Regional em União da Vitória, e práticas, realizadas no município de General Carneiro. Participaram do treinamento os Agentes de Combate a Endemias dos municípios da 6ª Regional. Dos noves municípios, apenas três não participaram, sendo estes Cruz Machado, Antônio Olinto e Paula Freitas, não considerados como infestados.

O treinamento foi coordenado pela Divisão de Vigilância de Doenças Transmitidas por Vetores da Secretaria de Estado da Saúde (DVDTV/SESA), com participação do Núcleo de Vigilância Entomológica da 17ª Regional de Saúde, localizada em Londrina – PR e da Seção de Apoio Logístico de Fundos Estratégicos (SCALI), localizada em Maringá – PR, veiculada com a SESA.

Objetivo foi a orientação da metodologia do Levantamento do Índice Amostral Rápido, além da abordagem sobre visitas domiciliares, ações de tratamento e visitas em pontos estratégicos. Também se abordou a situação epidemiológica da 6ª Regional e características do vetor, com a finalidade de melhorar o trabalho dos agentes de campo.

Como prática, realizou-se na quarta-feira (27), em General Carneiro, o treinamento do uso de inseticidas utilizados para o combate do vetor. A ocasião objetificou treinar a aplicação dos inseticidas pelos Agentes de Combate a Endemias, de forma a utilizá-los em casos de focos do vetor dentro dos municípios de atuação. O município de General Carneiro foi escolhido para a prática devido aos conhecimentos e experiência dos Agentes de Combate a Endemias do município e pelo trabalho que vem desenvolvendo no combate aos casos de Dengue. No momento, também inseriu os Agentes na ação das visitas domiciliares e captura de larvas.

Estiveram presentes para a capacitação e aplicação de inseticida: Valdecir Nunes, Bertolino e Celso Faraum (Núcleo de Vigilância Entomológica da 17ª Regional de Saúde), Michele Weber Lima (Bióloga, representante da Central de Veneno SCALI/SESA, Maringá), Érica Ribas de Carvalho (Chefe da Divisão de Vigilância em Saúde), representantes da 6ª Regional de Saúde, Murilo Ferminguez (chefe da Seção de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador), Fernanda Barboza (Médica Veterinária) e Rosivani Faion (Secretária Municipal de Saúde de General Carneiro).