/Desembargador natural de União da Vitória é indicado para vaga de ministro do STJ

Desembargador natural de União da Vitória é indicado para vaga de ministro do STJ

O Superior Tribunal de Justiça – STJ indicou quatro desembargadores federais para compor a lista quádrupla enviada ao presidente da República para indicação de dois novos ministros da corte. Entre eles, está Fernando Quadros da Silva, natural de União da Vitória.

Nascido em 29 de março de 1964 em União da Vitória e, atualmente, com 58 anos, o desembargador é mestre em direito pela Universidade Federal do Paraná e doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi advogado e procurador do Ministério Público antes de se tornar juiz federal, em 1993.

Arquivo TRE-PR

Assumiu o cargo de desembargador do TRF4 em 2009, pelo critério de merecimento. Na corte federal, atua como coordenador dos juizados especiais federais e já presidiu o Comitê Regional de Planejamento Estratégico da 4ª Região. Também foi gestor das metas do Conselho Nacional de Justiça. Possui livros publicados na área de direito regulatório, crimes ambientais e sobre os juizados especiais federais.

Além de Fernando Quadros da Silva, outros três desembargadores compõem a lista, sendo eles Messod Azulay Neto, Ney Bello Filho, Paulo Sérgio Domingues. As vagas no STJ estão abertas em virtude da aposentadoria dos ministros Napoleão Nunes Maia Filho e Nefi Cordeiro, ambos oriundos da magistratura federal.

Os dois nomes escolhidos pelo presidente da República, dentre os quatro desembargadores da lista, serão encaminhados ao Senado Federal, que submeterá os candidatos a uma sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Após a aprovação na comissão e no plenário da casa legislativa, os indicados serão nomeados pelo chefe do Executivo e tomarão posse em sessão solene do STJ.