O Governo do Estado de Santa Catarina deve decretar situação de emergência em razão da superlotação de hospitais. No Planalto Norte, região de Porto União, 93% dos leitos estão ocupados. A informação é do jornalista Raphael Faraco, da NSC.
O documento será publicado até essa sexta-feira, dia 02 de junho, no diário oficial. A sugestão da área técnica da Secretaria é para que a “emergência” seja assinada por até 90 dias, e que neste período o Estado reavalie a situação.
Duas regiões de Santa Catarina estão com 100% dos leitos de UTI ocupados nesta quinta-feira, dia 02, e as demais estão bem próximas de chegar à lotação. As informações são do Painel de Leitos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e engloba as vagas destinadas a adultos e crianças. A taxa de ocupação no Estado atualmente é de 96,57%. Há apenas 32 leitos disponíveis.
No Planalto Norte, 93% dos leitos estão ocupados. Dos 267 leitos ativos, 249 estão com pacientes. Há 18 disponíveis. Embora tenha aumentado o número de casos de covid, apenas 17 internados estão com o coronavírus.
Já no setor pediátrico, a situação é mais crítica. Nas UTIs pediátricas, a taxa de ocupação é de 96,88%, com 93 das 96 vagas ocupadas. Nas UTIs neonatal, 97,78% das vagas estão ocupadas – apenas quatro leitos estão disponíveis.
O Governo do Estado anunciou nesta quarta, dia 1º, que pretende ampliar o número de leitos. Atualmente, sete pacientes pediátricos aguardam por um leito de UTI junto à Central Estadual de Regulação de Internações Hospitalares (CERIH). Destes, seis têm problemas respiratórios. A maioria está na Serra, onde há três crianças a espera de uma vaga.