/APAE Porto União inicia Semana da Autodefensoria

APAE Porto União inicia Semana da Autodefensoria

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto União, deu início neste domingo, 10 de julho, as ações da Semana da Autodefensoria, que tem como objetivo levar orientações para os alunos como para a sociedade do papel fundamental, da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, na sociedade.

As atividades sempre ocorrerem na segunda semana de julho, para realmente chamar a atenção sobre os direitos e deveres de cada pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Em Porto União, a instituição iniciou as ações com uma conversa na quarta-feira, 06 chamando para Semana da Autodefensoria. Já na quinta-feira, 07, no Ginásio de Esportes da APAE, acorreu um momento de bate papo entre professores, alunos e o casal Autodefensor de Porto União, que puderam fazer uma importante troca de ideias com todos.

Para esta Semana da Autodefensoria, a APAE de Porto União, faz a divulgação da fala do casal Autodefensor da APAE de Porto União, áudio, este feito pelo casal e trazendo orientações para a sociedade de Porto União, União da Vitória e região. Além disso, outras atividades estão programadas internamente para os alunos e familiares como a apresentação do Coral Amor Especial com o hino da Autodefensoria, leitura de textos e a fala da Autodefensora Estadual das APAEs de Santa Catarina Rosa Maria Silva.

Na solenidade de abertura o presidente da APAE de Porto União, Aloisio Francisco Salvatti, prestigiou o evento e enfatizou a importância de cada aluno nas ações na sociedade.

O que é a Autodefensoria?

A autodefensoria consiste na representação dos usuários das instituições por meio representantes eleitos pelos seus companheiros. Os autodefensores têm assento e voz em todas as assembleias e reuniões da diretoria de cada APAE e os representantes estaduais, eleitos em congressos que reúnem usuários de todo o Estado, participam da diretoria da Federação. Além disso, a presença deles é garantida em todos os eventos. Atualmente a Autodefensora Estadual das APAEs de Santa Catarina, é Rosa Maria Silva, que já foi Autodefensora local da APAE de Porto União, e hoje representa todas as APAEs de Santa Catarina.

A importância da Autodefensoria:

O programa promove o desenvolvimento da autonomia e a construção da independência da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, considerando as necessidades e realidade de cada sujeito. O resultado do trabalho desenvolvido pela Programa de Autodefensoria pode ser verificado a partir da ampliação do protagonismo das pessoas com deficiência intelectual e múltipla dentro do movimento Apaeano Catarinense. Esse exercício de cidadania, seja na família, na comunidade ou na própria instituição, é estimulado dentro do programa de Autodefensoria.

Foto: Comunicação APAE Porto União