/1ª Ação de Prevenção e Conscientização às Deficiências é realizada em General Carneiro

1ª Ação de Prevenção e Conscientização às Deficiências é realizada em General Carneiro

A semana foi marcada pela 1ª Ação de Prevenção e Conscientização às Deficiências, realizada pela Prefeitura de General Carneiro através da Secretaria Municipal de Assistência Social e pelo Conselho Municipal dos Direito da Pessoa com Deficiência.

A tarde de quarta-feira, dia 10, contou com palestras e diálogos relevantes dentro da temática de combate e conscientização às deficiências. A secretaria de Assistência Social, Janete Weber, acompanhada do prefeito Joel Martins Ferreira e do vice-prefeito Celio Garbin estiveram acompanhando o evento.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 8,4% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. Dentro desses, em torno de 70% poderiam ter sido evitados.

Como forma de conscientizar a população geral sobre o tema, criou-se, através da Lei 1897/2022, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CMDPD, órgão deliberativo, consultivo, propositivo, mobilizador e fiscalizador das ações políticas voltadas para a promoção, inclusão social e defesa dos direitos da pessoa com deficiência no Município de General Carneiro, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social.

Para o prefeito “é muito importante termos o Conselho e ações de conscientização, como a que ocorre no dia de hoje. Buscar a prevenção é nosso dever, e é com ela que podemos alterar esses dados. Também é nosso dever buscarmos mais acessibilidade e inclusão, além de sabermos dos direitos das pessoas com deficiência, então eventos como este são muito importantes.”

A enfermeira Jussara de Oliveira, do Município de General Carneiro, esteve presente apresentando a importância dos cuidados pré-natais e a forma correta de prevenção durante a gravidez.

Também estiveram presentes o Dr. Sthefan Andrey Williens, que abordou temáticas sobre os direitos das pessoas com deficiência, e o presidente da Associação Paradesportista de União da vitória – PR, falando sobre o basquetebol e esporte para pessoas cadeirantes.

Por fim, o diretor da APAE de General Carneiro, professor João Schimanski, a psicóloga da APAE, Kelly Costa e a professora Janete Correia, abordaram sobre os
trabalhos realizados dentro da instituição e locais para buscar atendimento especializado dentro do município.