/Dança cigana de União da Vitória é aplaudida em evento no Memorial de Curitiba

Dança cigana de União da Vitória é aplaudida em evento no Memorial de Curitiba

O fim de semana foi bastante especial para quem é amante da cultura, da tradição e da dança. A capital do Paraná recebeu movimentos de todo o Estado no Largo da Ordem, para o movimento Pavilhão das Etnias, ação que resgata a cultura de quem contribuir com a formação da cidade.

As Rosas com o coordenador de Etnias da Fundação Cultural de Curitiba, Carlos Hauer

No palco, estiveram o Círculo de Mulheres que Dançam, Rosas Espiraladas, da facilitadora e terapeuta Scharlene Amarante, que no domingo, 9, levou a arte cigana para o evento.

As Rosas Espiraladas se apresentaram a convite da professora da dança, Tay Garrido Delarosa, da De La Rosa Gipsy Dance, organizadora do evento. As “rosinhas”, formadas por Joana Chastalo, Karime Massignan Grassi Vieira, Silvia Maria Federovicz e Scharlene, levaram Dança Cigana no estilo Brasileiro e uma delicada fusão de Dança Cigana Medieval.

Aquiles Alves de Oliveira, representante da Fenadruci, também esteve no evento

“Movimentos artísticos e culturais como este são muito importantes. É aqui onde trazemos a harmonia dos povos e o nosso melhor em arte e ser humano”, assinala, Scharlene Amarante, que também é membro do Conselho Internacional de Danças da Unesco. Na ocasião, a terapeuta fez uma dança Cigana Polonesa, como forma de disseminar esta faceta cultural. Vale destacar: Scharlene é também coordenadora das atividades no Observatório Polonês da Unespar, campus de União da Vitória.

O evento contou com a presença de autoridades no segmento, como o coordenador de Etnias da Fundação Cultural de Curitiba, Carlos Hauer; o representante da Federação Nacional dos Ciganos (Fenadruci), Aquiles Alves de Oliveira; e a própria organizadora da atração. “Unidos e celebrando essa alegria e energia, que a cultura cigana que a minha cultura traz, de povo pra povo…quer coisa melhor?”, disse Tay, que é cigana calé [uma nacionalidade dos ciganos].

Tay Garrido se apresentou com o filho