/Canoinhas elege uma prefeita, primeira vez na sua história, para mandato complementar de 2 anos

Canoinhas elege uma prefeita, primeira vez na sua história, para mandato complementar de 2 anos

Lá se vão 111 anos de história municipal e a cidade polo do Planalto Norte catarinense, de forma inédita, terá uma mulher no comando. Canoinhas elegeu, com 12.616 votos (38,37%), a prefeita Juliana Maciel (PSDB) na eleição suplementar deste domingo (30/10). Ela terá o mandato na gestão municipal pelos próximos dois anos, após renúncia de Beto Passos e vacância do cargo. O vice-prefeito eleito é Marcos Kucarz (Podemos).

Wilson Pereira (MDB) ficou em segundo lugar com 32,11% (10.559 votos), enquanto o presidente da Câmara e prefeito em exercício Willian Godoy (PSD) alcançou 20,28% (6.667 votos). Ainda, Andrey Watzko (PT) fez 9,24% (3.038 votos). Juliana venceu com uma margem de 2.057 votos sobre o segundo colocado e conseguiu 5.949 votos a mais, quase o dobro, ante o mandatário em exercício momentâneo.

A prefeita eleita é natural de Canoinhas, formada em direito pela Universidade do Contestado, pós-graduada em Direito Público e mestranda em Desenvolvimento Regional. É advogada e professora universitária. Em 2020 se elegeu vereadora. Da mesma forma seu vice. Marcos Kucarz, conhecido como Marcos Homer, nascido e oriundo do interior de Canoinhas, e professor estadual e municipal.

A eleição suplementar foi determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina junto das Eleições Gerais. Sobretudo em razão da renúncia de Beto Passos (PSD) e perda de mandato do vice-prefeito, Renato Pike (PL). No caso, ele não assumiu a prefeitura e, com base na lei orgânica, os vereadores declararam vacância dos cargos. Ambos foram presos na 7ª Fase da Operação Et Pater Filium, em de março deste ano.

Da redação com informações do TSE e reprodução imagem Câmara de Canoinhas