/Secretaria Especial garantirá mais Acessibilidade e Inclusão Social para a população União da Vitória

Secretaria Especial garantirá mais Acessibilidade e Inclusão Social para a população União da Vitória

No dicionário, Inclusão significa: Integração absoluta de pessoas que possuem necessidades especiais ou específicas numa sociedade: políticas de inclusão. E foi pensando nessa integração e na criação de políticas públicas voltadas para as pessoas com alguma deficiência, que a Prefeitura de União da Vitória elaborou o projeto de criação da Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social – SEACIS.

Na sexta-feira, 25, a SEACIS saiu do papel em União da Vitória, com a posse do secretário Ednilson de Godoy, que é referência pelo seu trabalho em defesa da causa das pessoas com deficiência. “Hoje estamos reafirmando o nosso compromisso de olhar para as pessoas com as necessidades especiais, e a frente da secretaria assume uma pessoa extremamente comprometida e que é referência na luta pelos direitos das pessoas com deficiência, que é o Ednilson Godoy”, afirmou Bachir Abbas, durante a posse.

Durante a sua posse, o novo secretário, afirmou a sobre a importância da secretaria, que vai oferecer oportunidades para as pessoas com deficiência, apoio e suporte para as famílias e garantir mais segurança e autonomia para os deficientes e também destacou a parceria com as demais secretarias. “Vamos agregar o que já tem de experiência nessas secretarias e dentro das dificuldades que eles encontraram em trabalhar com as pessoas com deficiência, nós possamos através da secretaria, desenvolver um plano de trabalho, que num processo de curto, médio e longo prazo, nós possamos tornar União da Vitória uma cidade mais acessível para as pessoas com deficiência aqui da nossa cidade”, finalizou.

Acessibilidade e Inclusão Social

Na teoria a SEACIS vai promover a acessibilidade e inclusão social para as pessoas com deficiência, mas na prática, ela vai garantir voz, vez e lutar para que cada vez mais as pessoas com necessidades especiais possam ser vistas e ouvidas, tornando assim União da Vitória uma cidade mais inclusiva e acessível.

De acordo com os dados do IPARDES, em 2010, União da Vitória somava mais de 11 mil pessoas com alguma deficiência, seja ela visual, auditiva, física ou motora e intelectual, que diariamente esbarram em dificuldades, sejam elas de locomoção, de educação, de acesso a tratamento médico ou o preconceito, que ainda existe, e que agora serão representadas pela Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social.

A SEACIS foi criada após uma série de estudos de secretarias similares em outras cidades e na análise do impacto que suas ações podem causar na vida das pessoas com necessidades especiais garantindo direitos que já são estabelecidos, e que muitas vezes não são cobrados.

A Secretaria terá o papel fundamental na promoção do protagonismo da pessoa com deficiência e a sua efetiva participação na sociedade, na inclusão social e na criação de políticas públicas que fomentem e garantam os direitos das pessoas com necessidades especiais.

Entre os trabalhos que serão desenvolvidos, estão a busca de recursos estaduais e federais, desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre os portadores de necessidades especiais, apoio a criação de programas e projetos voltados para as pessoas com deficiência, além do apoio a associações como a Associação Autismo Sem Barreiras e a Associação Laços de Amor Down, e no estabelecimento de parcerias que possam promover projetos de interesse dos portadores de necessidades especiais.
Biografia

Ednilson de Godoy tem 46 anos, é filho de Valdomiro Godoy e Georgina de Lima Godoy ( in-memorian).

Casado com Maria Andréia C. de Godoy, tem três filhos: Ellen Milena de 24 anos, Crystian Felipe de 20 anos e Vivian Geórgia de 5 anos. Dos três filhos, dois tem Deficiência: Crystian é Paralisado CEREBRAL e Vivian tem Síndrome de Down.

Godoy, como é conhecido, é funcionário público, mas sempre esteve atuando na comunidade, como líder comunitário desde 2009, fazendo parte do Conselho Municipal de Saúde e lutando em defesa das pessoas com deficiência.

Juntamente com Edson César Slonski (Edinho), foi um dos idealizadores do Programa Paralímpico de União da Vitória que desde 2012 oportuniza a socialização das pessoas com Deficiência na sociedade através dos esportes Adaptados.

Eleito Vereador em 2020, Godoy também é Acadêmico Bacharel em Educação Física e Gestão Pública.