/Lula vai criar programa para atender endividados beneficiados com o Auxílio Brasil

Lula vai criar programa para atender endividados beneficiados com o Auxílio Brasil

A iniciativa, batizada de Desenrola Brasil, ainda está em fase de elaboração. A estimativa do Governo Federal é de atender 80 milhões de brasileiros.

O governo federal anunciou que pretende criar um programa para atender pessoas endividadas, especialmente aqueles que contraíram empréstimo consignado oferecido pelo Auxílio Brasil em 2022. Com isso pessoas inadimplentes estarão habilitadas no cenário econômico. Coube ao ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, anunciar a proposição.

A iniciativa, batizada de Desenrola Brasil, ainda está em fase de elaboração pela equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o ministério, a estimativa é de que sejam atendidas 80 milhões de pessoas inadimplentes, sendo cerca de 3,5 milhões de pessoas endividadas com o consignado e que recebem o Auxílio Brasil. As dívidas somam um montante em torno de R$ 9,5 bilhões.

“É grave o problema dos endividados do Auxílio Brasil ou do Bolsa Família, o chamado consignado. Primeiro, já do ponto de vista da própria legalidade. O programa foi usado, no período de eleição, com objetivos claramente eleitorais. O presidente Lula já demonstrou sensibilidade com o tema desde a campanha”, opinou Wellington Dias. Segundo ele, o programa deve envolver outros ministérios.