/Lula reúne pela primeira vez seus 37 ministros no Palácio do Planalto

Lula reúne pela primeira vez seus 37 ministros no Palácio do Planalto

Segundo o presidente, a reunião apenas tem hora marcada para iniciar, às 9h30 desta sexta-feira, dia 06, mas sem programação para encerrar.

O Governo Federal divulgou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai terminar sua primeira semana de governo numa reunião com a equipe de ministros e ministras, nesta sexta-feira no Palácio do Planalto. O encontro inicia logo mais, às 9h30, e deve seguir ao longo do dia. Situações da primeira semana no comando, crise no ministério do Turismo e demais assuntos devem ser discutidos.

Em mensagem publicada no Twitter, Lula escreveu que a reunião tem o objetivo de “organizar os trabalhos”. Demonstrando otimismo na agenda de trabalho com toda a equipe do primeiro escalão de governo. “Estou otimista com o início do governo. Pegamos a casa mal cuidada, mas já estamos trabalhando, porque nossa responsabilidade é muito grande com o povo brasileiro. Bom dia!”, relatou.

Em vídeo divulgado pela assessoria, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que a reunião tem o objetivo de ser um momento de acolhimento dos novos integrantes do primeiro escalão do governo federal. “O presidente Lula fez questão de convocar essa reunião com todas e todos, fazendo um acolhimento desses ministros e ministras, dar partida no início do governo”, citou.

O encontro terá uma apresentação da Casa Civil sobre as principais ações de governo, incluindo um panorama sobre obras. O presidente também quer estabelecer entendimento entre os ministros para a retomada de uma relação federativa com estados e municípios. Inclusive, está agendada uma reunião do presidente com todos os governadores para o dia 27 de janeiro.

Outro assunto, não citado oficialmente, mas que provocou desgaste na gestão de Lula, a relação da ministra do Turismo, Daniela do Waguinho, com o miliciano Juracy Alves Prudêncio, o Jura, deve ser discutido na reunião. Inicialmente, o governo não cogita a troca no ministério enquanto a envolvida limpou suas redes sociais de imagens com essas ligações e argumenta tentativa de queimar sua imagem.

*Com informações da Agência Brasil, ministra Daniela do Waguinho e Palácio do Planalto