/Plataforma vai permitir fiscalizar aplicação de recursos do SUS

Plataforma vai permitir fiscalizar aplicação de recursos do SUS

O projeto se baseia no cruzamento de informações do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e outras fontes pertinentes. Conforme o Governo Federal, a expectativa é que, com o uso da ferramenta, também seja possível atualizar e elaborar políticas públicas relacionadas ao tema.

Outro foco é poder fazer comparações entre estados e municípios. Essa nova plataforma de análise de dados está sendo desenvolvida pelo Hospital Israelita Albert Einstein para auxiliar o Ministério da Saúde na avaliação e fiscalização do funcionamento de unidades públicas de saúde e do uso dos recursos federais repassados, visando maior transparência.

Com base na apuração desses dados os auditores poderão ter maior agilidade nos trabalhos de fiscalização e, assim, identificar e solucionar problemas de estrutura e alocação de recursos em larga escala. Podendo notar inconformidades. Esse projeto deve ser concluído até o final de 2023, quando será realizado um relatório das principais análises do triênio de 2021-2023 no Sistema Único de Saúde (SUS).