/Ministro de Lula nega ideia de criar moeda única com Argentina

Ministro de Lula nega ideia de criar moeda única com Argentina

Um artigo assinado de forma conjunta pelos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Argentina, Alberto Fernández, mencionam a ideia de uma moeda comum, a “sur”, que significa “sul” em espanhol. Contudo, não para substituir o real e o peso argentino, mas na intenção de usar para transações tanto comerciais e financeiras.

“Pretendemos quebrar as barreiras em nossas trocas, simplificar e modernizar as regras e incentivar o uso de moedas locais. Também decidimos avançar nas discussões sobre uma moeda sul-americana comum que possa ser usada tanto para fluxos financeiros quanto comerciais, reduzindo custos operacionais e nossa vulnerabilidade externa”, escreveram Lula e Fernández no artigo publicado na mídia argentina.

Mas um projeto de criar moeda única entre Brasil e Argentina para substitua o real e o peso não existe. Essa é a afirmação ministro da Fazenda, Fernando Haddad, feita em evento com empresários dos dois países em Buenos Aires. Ele reforçou o objetivo de estudar a viabilidade de uma moeda digital comum que seria usada apenas em trocas comerciais, para reduzir a dependência em relação ao dólar.

Ministros da Fazenda do Brasil, Fernando Haddad, e da Economia da Argentina, Sergio Massa Imagem/Reprodução/TV Brasil

“Recebemos dos nossos presidentes uma incumbência de não adotar uma ideia que era do governo anterior, que não foi levada a cabo, da moeda única. O meu antecessor, Paulo Guedes, defendia muito uma moeda única entre Brasil e Argentina. Não é disso que estamos falando. Isso gerou uma enorme confusão, inclusive na imprensa brasileira e internacional”, declarou Haddad.

“Não se trata da ideia de uma moeda única. Trata-se de avançarmos nos instrumentos previstos e que não funcionaram a contento, nem pagamento em moeda local e nem os CCRs dão hoje uma garantia de que podemos avançar no comércio da maneira como pretendem os presidentes”, disse Haddad.