/Cerca de 30% do Material Reciclável ainda vai parar no Aterro Sanitário em União da Vitória

Cerca de 30% do Material Reciclável ainda vai parar no Aterro Sanitário em União da Vitória

A Prefeitura de União da Vitória iniciou a ativação de uma nova célula para disposição de resíduos sólidos orgânicos urbanos no Aterro Sanitário Municipal, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA. Para a abertura da nova célula estão sendo investidos, 1,4 milhões de reais, que vão garantir por mais alguns anos a disposição final segura dos resíduos sólidos orgânicos que são coletados no Município.

“Estamos aqui para mostrar esse investimento que é necessário para garantir a preservação do meio ambiente e também a preocupação com o descarte correto dos resíduos e com o bem estar da nossa população”, afirmou o prefeito Bachir Abbas, durante visita ao Aterro Sanitário.

Atualmente, o Aterro Municipal recebe todos os meses 820 toneladas de resíduos sólidos, sendo que desse total de resíduos, aproximadamente 30% do que é disposto nas células são materiais recicláveis e que poderiam ter sido destinados para a coleta seletiva pela população através do serviço de coleta seletiva executado pelas cooperativas que fazem a coleta do material reciclável.

“Infelizmente nosso aterro ainda recebe aproximadamente 30% de material reciclável que poderia ser separado e destinado a coleta seletiva e que acabam vindo parar no espaço que é destinado para os resíduos sólidos orgânicos”, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Antonio Nhoatto, que destacou a importância da separação dos resíduos orgânicos dos recicláveis não só pelo aspecto de preservação do meio ambiente, mas também pelo aspecto econômico, pois a correta separação e destinação beneficia as famílias que atuam na coleta seletiva e triagem dos resíduos secos e comercialização desses materiais, bem como no aumento da longevidade das células do aterro sanitário.

“Pedimos colaboração da população para que façam a separação do lixo orgânico do que é reciclável em suas residências e comércio, e nos ajudem na preservação do meio ambiente”, finalizou o secretário.