/Escola Estadual de Porto União é aprovada na 1ª seletiva do Prêmio Nacional “Educador Transformador”

Escola Estadual de Porto União é aprovada na 1ª seletiva do Prêmio Nacional “Educador Transformador”

A Escola de Educação Básica – EEB Nilo Peçanha do bairro Vice King em Porto União está em destaque através de um projeto desenvolvido pelas professoras Josiele Grossklaus Senff e Simone da Silva Barth.

O projeto está sendo aplicado com as turmas do 2° e 3° anos dos Anos Iniciais, no entanto, vem mobilizando toda à comunidade escolar. A iniciativa surgiu a partir de um curso ecoformador ministrado pela mestranda e também professora da escola Joely Leite Schaeffer, sendo que durante a elaboração e primeiras ações fizeram parte também as professoras Eliane Terezinha Rodrigues e Jennefer Bortoluzzi Pereira.

Conforme a escola, está sedo realizada a revitalização do espaço escolar conhecido como Bosque a fim de torná-lo mais atrativo e pedagógico, transformando-o em um cenário ecoformador, possibilitando que tanto na sua reorganização como no uso futuro, o entorno sirva para favorecer relações de bem-estar intra e interpessoais, além do cuidado e preservação da natureza.

Este espaço está sendo transformado em uma sala de aula ao ar livre que será utilizada por todos os estudantes. Tanto o planejamento da proposta e sua execução estão sendo feitas de forma colaborativa, por meio da efetiva participação de estudantes e seus familiares, professores, funcionários e gestores. O projeto ainda está em andamento e existem diversas ações a serem realizadas envolvendo a comunidade escolar.

O projeto foi inscrito pela professora Josiele no concurso “Educador Transformador” organizado pelo SEBRAE, Instituto Significare e Bett Brasil, o qual seleciona projetos inovadores, que mobilizam os seus alunos em situações do dia a dia, descobrindo problemas e oportunidades, transformando ideias e desenvolvendo respostas para problemas reais da vida.

Foram quase 3.000 projetos inscritos em todo o Brasil, e com a aprovação nesta primeira etapa, a escola recebeu o selo de participação e segues para a seletiva que selecionará 70 projetos de todo o país, divididos por área de ensino. Na fase final, serão selecionados um projeto para cada uma das sete áreas: Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior.

Os projetos vencedores terão direito a bolsa integral no curso de MBA em Educação Empreendedora e mais cinco bolsas integrais para as instituições de cada um dos vencedores, além de troféu e certificado.