Técnico em enfermagem atua em vários níveis de atendimento em saúde. Ações preventivas e cuidados em domicílio fazem parte do trabalho deste profissional
Todo mundo sabe da importância dos profissionais de enfermagem dentro dos hospitais e clínicas de saúde. A atuação de enfermeiros e técnicos em enfermagem vai muito além da atenção básica em saúde e envolve outros níveis de atenção, como nas ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde.
Conforme explica o instrutor do curso Técnico em Enfermagem do Senac União da Vitória, Elivelton Luis de Melo, existem três níveis de atenção em saúde, estruturados para fornecer cuidados de forma abrangente e eficiente:
1. Atenção primária: É o primeiro nível de atenção à saúde e engloba o atendimento dentro da atenção básica, nas Unidades de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial (CAPs). Os serviços de atenção primária estão mais ligados à prevenção, o diagnóstico e promoção da saúde.
2. Atenção secundária: Este nível envolve cuidados especializados fornecidos por especialistas, geralmente realizada em clínicas especializadas e centros de atendimento médico.
3. Atenção terciária: É o nível mais avançado e especializado de atenção à saúde e acontece em hospitais de referência ou centros médicos especializados, é onde se resolvem os problemas de fato.
“Tanto na atenção primária em saúde, quanto no nível terciário, que é o nível hospitalar, o técnico de enfermagem está envolvido na assistência de saúde nas Nursing Homes, que são as casas de saúde, nos Institutos de LongaPermanência (ILP) ou até mesmo dentro do próprio lar do paciente”, explica o instrutor.
Como funciona o curso
Durante o curso Técnico em Enfermagem do Senac União da Vitória, os alunos recebem os conhecimentos necessários, por meio da disciplina “Executar ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação e recuperação da saúde”. “O técnico de enfermagem tem conhecimentos desde a imunização até os cuidados básicos de enfermagem. Então ele já sai fazendo todas as medidas antropométricas que ele aprende dentro do laboratório, consegue fazer algumas ações de saúde, como aferir pressão arterial, controle do HGT, instalar oxigênio. Nesta unidade curricular também o estudante aprende conceitos de parasitologia, imunologia e conceitos biológicos básicos que ajudam a compreender o mecanismo saúde-doença”, explica Melo.
O técnico em enfermagem também recebeconhecimentos biológicos, transmitidos no decorrer do curso, para ele poder acompanhar a situação de saúde do paciente. Nesta unidade curricular, o aluno aprende sobre imunização, conhece o calendário básico de vacinação da criança, do adulto, do idoso, da gestante e de grupos específicos.
“Além do nome dos imunizantes, nosso aluno sabe como são feitos, como administrar, como é aprazado. Então ele consegue prestar uma orientação vacinal completa”, afirma o instrutor.
Aulas práticas e estágio supervisionado
No Senac PR, as aulas são extremamente práticas e dinâmicas. Além disso, das 1.800 horas da carga horária do curso Técnico em Enfermagem, 600 horas são de estágio obrigatório supervisionado. O estágio é realizado em clínicas e hospitais conveniados de renome, sempre sob a supervisão de instrutores com formação superior e experiência profissional.
O instrutor explica que os alunos fazem o primeiro estágio na unidade curricular quatro. “É um estágio de 100 horas, de ambientação. E nesse estágio, que é acompanhado por instrutor em saúde, o aluno vai colocar em prática a parte de aferição de sinais vitais, se o paciente está em parada cardiorrespiratória, vai entender essas primeiras abordagens. Ou seja, ele vai ter esse primeiro contato com o paciente e vai aplicar os conceitos de segurança e também a humanização, que é um dos protocolos que o Ministério da Saúde recomenda que seja abordado pelas instituições de ensino e seja aplicado nas instituições de saúde, que é a assistência humanizada ao paciente. Então é muito mais do que fazer uma prática de enfermagem. É todo um contexto no qual o paciente está envolvido”, reitera.
O estágio obrigatório acontece já no primeiro ano do curso, a cada três unidades curriculares, a quarta é uma unidade curricular de estágio supervisionado, que acontece dentro de instituições de saúde. “A turma é dividida em grupos e os alunos vão para campos de estágio em diferentes unidades de saúde. E lá eles acompanham o trabalho do enfermeiro, do técnico de enfermagem, do médico, de toda a equipe multiprofissional que compõe essas instituições de saúde”, completa Melo.
Se você se preocupa com a saúde das pessoas e tem essa vocação para o cuidado, ingressar na carreira de técnico em enfermagem pode ser uma excelente escolha profissional. Para se preparar para atuar nesta área, conte com o Senac União da Vitória.
Inscrições
O Senac União da Vitória está com vagas abertas para uma nova turma presencial de curso Técnico em Enfermagem. As aulas terão início em 8 de agosto e acontecem no período da noite, de segunda a sexta-feira.
Essa é a última semana para aproveitar o desconto de 50% na primeira parcela dos cursos técnicos do Senac PR. Conquiste todo o conhecimento necessário para se destacar na sua carreira com condições especiais de pagamento. Matricule-se até 17 de julho para aproveitar o desconto.
Acesse: www.pr.senac.br/tecnicos