/Tadeu Veneri está na luta pelos produtores de leite

Tadeu Veneri está na luta pelos produtores de leite

“A crise que atinge o setor é grave e estamos trabalhando para proteger a agricultura familiar que representa mais de 950 mil produtores do total de 1, 2 milhão no país” destaca o Deputado Tadeu Veneri.

O Deputado Federal, Tadeu Veneri, está prestando apoio ao movimento dos produtores de leite. O Paraná é o segundo maior produtor do país e a situação do setor é crítica. Pelo terceiro mês consecutivo, o preço do leite pago ao produtor teve queda devido à uma série de fatores, entre eles, o crescimento das importações.

“A produção interna do leite caiu 5% em todo o país. Nós precisamos dar uma perspectiva para os produtores nacionais. É isso que estamos tentando encaminhar junto ao governo”, destacou o Deputado.

O aumento das importações de leite em pó no primeiro semestre de 2023 é um fator importante porque, além de o volume estar quase três vezes acima do registrado no ano passado, os preços seguem mais competitivos que os nacionais – o que pressiona as cotações domésticas ao longo de toda a cadeia.

VEJA O VÍDEO:

“Precisamos de medidas estruturais, que englobem o setor produtivo e alcancem o consumidor para que o mercado de leite brasileiro possa ser mais competitivo” ressaltou Veneri.

“Estamos trabalhando junto ao Ministério da Agricultura onde apresentamos vários questionamentos sobre como está sendo realizada a fiscalização da importação de leite, especialmente do leite em pó, e derivados lácteos, de países que compõe o Mercosul. Cobramos também informações sobre providências adotadas pelo Ministério com relação à crise do setor, especialmente quanto à importação predatória” destacou.

“De 1, 2 milhão de produtores, mais de 900 mil são da agricultura familiar. Se não encontrarmos uma solução urgente, teremos a quebra da cadeia produtiva do leite em nosso país”, finalizou.