/União da Vitória adere ao SUSAF. “Importante estímulo ao empreendedorismo e à geração de renda”, destaca Hussein Bakri

União da Vitória adere ao SUSAF. “Importante estímulo ao empreendedorismo e à geração de renda”, destaca Hussein Bakri

Nesta terça-feira (12), União da Vitória foi o município de número 100 a aderir ao SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná). A partir de agora, o próprio Sistema de Inspeção Municipal poderá certificar que uma agroindústria local tem boas práticas de produção e atende aos requisitos de qualidade para poder vender seus produtos em todo o Paraná.

O deputado Hussein Bakri destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo Governo em prol dos municípios. “Mais uma vez, o Governo Ratinho Junior demonstra na prática a sua preocupação em estimular o empreendedorismo e a geração de renda, eliminando amarras burocráticas da máquina pública. A meta é chegar a 200 municípios até 2026, avançando no objetivo de transformar o Paraná no grande supermercado do mundo.”

Criado por lei em 2013 e regulamentado em 2020, o Susaf/PR é destinado especialmente à agroindústria familiar e de pequeno porte. O certificado acaba com entraves burocráticos que impossibilitam que produtos alimentícios e derivados, reconhecidamente bons do ponto de vista higiênico-sanitário, sejam vendidos além dos limites locais.

A adesão ao sistema, permite que municípios indiquem as pequenas agroindústrias locais que cumprem com as normas sanitárias e que poderão ampliar as vendas para todo o território estadual.

A meta do Governo do Estado é certificar 200 municípios até o final deste ano. O objetivo, destaca o governador, é garantir um maior valor agregado aos produtos da agroindústria familiar, para que ganhem mercado e garantam renda aos produtores.