/Encontro da 6ª Regional de União da Vitória reúne profissionais da saúde e idosos para o projeto Envelhecer com Saúde no Paraná

Encontro da 6ª Regional de União da Vitória reúne profissionais da saúde e idosos para o projeto Envelhecer com Saúde no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde o Paraná – SESA, por meio da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória realizou um encontro com ações voltadas a atenção e o cuidado à saúde das pessoas idosas.

O encontro ocorreu na sexta-feira, dia 22, e durante o período da manhã, foi realizado Capacitação da Linha de Cuidado de Saúde da Pessoa Idosa, tendo a participação de aproximadamente 230 profissionais de saúde dos nove municípios da  Amsulpar que fazem parte da 6ª Região de Saúde (Antonio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, São Mateus do Sul e União da Vitória), e contou com as palestrantes  Dra. Caren Cristine Muraro – Médica Geriatra da Divisão de Atenção à Saúde do Idoso  da SESA/PR e Giseli da Rocha – Enfermeira Chefe da Divisão de Atenção à Saúde do Idoso/SESA-PR.

A capacitação teve como foco a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, avaliação multidimensional do idoso, o instrumento  Índice de Vulnerabilidade Funcional (IVCF-20) e o  Sistema de Informação da Pessoa Idosa,  (SIPI).

No período da tarde, foi realizado o mutirão, momento em que os profissionais colocaram em prática o aprendizado, realizaram a avaliação multidimensional dos idosos e ofertaram ações de promoção e prevenção em saúde, como orientação de prevenção de quedas, teste rápido e vacinação.

Participaram do mutirão 100 idosos da cidade de União da Vitória. O mutirão é uma das estratégias  para identificar os riscos de saúde das pessoas idosas, capacitar a equipe e educar a população para o cuidados em saúde e segue a agenda estratégica do projeto Envelhecer com Saúde no Paraná.

Segundo o Diretor da 6ª Regional de Saúde José Alfredo da Rocha Jr, “o encontro possibilitou aos profissionais maior conhecimento e apropriação de instrumentos que no dia a dia farão diferença na qualidade de vida dos idosos da nossa região”, disse o diretor.

A informação da Secretaria de Estado de Saúde, segundo o censo de 2022, é de que na 6ª Região de Saúde, vivem 26.703 pessoas idosas. Alguns municípios possuem uma proporção desta população chegando a 21,2% maior que a média do Estado que é de 16,5%.

O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde por meio da  6ª Regional de saúde, organizado pela Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de União da Vitória, Cisvali, e teve a participação do SENAC/SESC-União da Vitória, SENAC Porto União, UGV, UNC e apoio da Pormade.