/Saiba detalhes da contenção do morro do Dona Mercedes: “uma das maiores obras e mais complexas do Estado”

Saiba detalhes da contenção do morro do Dona Mercedes: “uma das maiores obras e mais complexas do Estado”

O engenheiro civil e proprietário da Construtora Engemass, Cleverson Masnik, trouxe detalhes de como será realizada a contenção do morro do bairro Dona Mercedes em União da Vitória. A obra emergencial foi classificada pelo empreiteiro como uma das maiores e mais complexas do Estado.

Segundo ele, nesta primeira etapa as equipes irão trabalhar no trecho entre a Ponte do Arco e o bairro Dona Mercedes. Serão realizados o desmonte das rochas e a limpeza dos taludes em frente à ponte. Para esse serviço, o trânsito terá de ser bloqueado por aproximadamente 30 dias, podendo ocorrer aceleração na conclusão dessa etapa de acordo com o clima.

Outro passo da obra será no trecho sentido à rodovia BR-476. O trecho entre a Ponte do Arco e a empresa Bengui vai receber um serviço de retaludamento, que é um processo de terraplanagem por meio do qual se alteram, por cortes ou aterros, os taludes originalmente existentes, visando conseguir uma melhor estabilização. Esse serviço é considerado o mais demorado, segundo o engenheiro civil.

A obra emergencial é um investimento do Governo do Paraná no valor de R$ 31.608.111,24 e se torna realidade após muito trabalho do deputado estadual Hussein Bakri, que não mediu esforços para que a obra viesse a ser realizada.

A empresa Engemass terá prazo de 12 meses para concluir os trabalhos. Nesse período, haverá interdições totais do trânsito e também momentos em que irá funcionar no sistema pare e siga com semáforo. O transtorno nesse período será necessário para que a obra seja concluída da melhor maneira possível.

“Pedimos para que a população respeite a sinalização. Durante a execução da obra, necessitamos garantir a segurança dos trabalhadores e da população em geral. Como em outras obras, não vamos medir esforços para terminar o quanto antes, no entanto, durante esse período, pedimos a compreensão de todos para que tudo ocorra da melhor maneira possível”, solicitou o engenheiro.

A empresa Engemass é uma empresa de União da Vitória que traz em seu histórico diversas obras de extrema importância para a região. Uma das ações de destaque é a recuperação no tempo recorde de 6 dias da BR-476, na época da enchente em União da Vitória.