/Trânsito na ponte do Arco estará bloqueado no período noturno a partir de segunda-feira, 20

Trânsito na ponte do Arco estará bloqueado no período noturno a partir de segunda-feira, 20

O trânsito na ponte do Arco em União da Vitória estará bloqueado a partir de segunda-feira, dia 20 de maio, no período noturno. O comunicado é da empresa Engemass responsável pela obra de contenção no morro Dona Mercedes.

O bloqueio vai ocorrer a partir das 23 horas até as 06 horas. Neste período, os motoristas devem buscar por rotas alternativas. A obra segue em ritmo acelerado e a compreensão e colaboração de todos é muito importante para a segurança e eficiência dos trabalhos.

A obra era muito aguardada em União da Vitória e é um investimento de 31 milhões do Governo do Paraná. Os trabalhos de contenção e estabilização de taludes serão realizados na PRC-466 e PRC-476, em aproximadamente 850 metros das duas rodovias.

Estão previstos os serviços de escavação de material e demolição com escavadeira equipada com ferramenta especial para rocha no retaludamento do morro, e, em frente à ponte especificamente, o bate-choco, que é a remoção de blocos de rochas soltas utilizando maquinário e ferramentas, com plataforma articulada para serviços até 40 metros de altura, e guindaste para serviços a até 90 metros de altura.

O pé do talude será protegido com geotêxtil, seguido pela execução de enrocamento e aplicação de concreto projetado. Na PRC-476 também será construído um muro de impacto em gabião entre o talude e a pista. Nos dois trechos ainda serão implantados drenos sub-horizontais profundos na base do morro, para rebaixar o lençol freático e manter a estabilidade da estrutura rochosa.

Nas margens do Rio Iguaçu será executada contenções em gabião, para controlar a erosão e melhorar a estabilidade das rodovias. E, por último, podem ser realizados serviços de recomposição do pavimento, drenagem e sinalização viária.

Estas soluções foram definidas em estudo técnico preliminar elaborado pelo DER/PR. A empresa executora dos serviços da obra também vai fazer sondagens e ensaios geotécnicos, e elaborar os projetos de engenharia necessários.