/Políticas e práticas para a promoção da inclusão e da diversidade são destacadas durante seminário

Políticas e práticas para a promoção da inclusão e da diversidade são destacadas durante seminário

Na última terça-feira, 27 de agosto, o auditório do campus de União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) foi palco da etapa presencial do I Seminário sobre Políticas e Práticas para a Promoção da Inclusão e da Diversidade. O evento organizado pela Rede Incluir reuniu um público expressivo, interessado em discutir e refletir sobre os desafios, experiências e impactos relacionados à inclusão e à diversidade no contexto acadêmico e social.

O seminário contou com uma mesa de discussões bastante diversa, composta por Maykelli dos Santos Vicentin, graduanda de Direito da Unespar UV; Juliane Padilha Moreira, egressa do curso de Pedagogia e professora; Cristiane Rocha, professora e mãe atípica; Stephany Rodrigues Ferreira, assistente social e mestre em Filosofia pela Unespar UV; Emerson Canelo, médico neurologista especializado em autismo; e Rondineli Rodrigues, advogado e presidente da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/PR em Irati. A mediação ficou a cargo da professora doutora Claudia Maria Petchak, do colegiado de Pedagogia.

No dia seguinte, 28 de agosto, o evento continuou com uma programação online, que abordou o tema “Vivências, desafios e perspectivas de uma acadêmica com dupla excepcionalidade”. A discussão foi conduzida pela professora Bianca Emanuelly Horbus Pinheiro, doutoranda em Educação pela Unicentro, com mediação das professoras doutoras Andréia Bulaty (Unespar) e Mirian Adalgisa Bedim Godoy (Unicentro).

Rede Incluir
O projeto Rede Incluir, idealizado no campus de União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná, é uma iniciativa que visa consolidar e ampliar as ações de inclusão, acessibilidade e direitos humanos, conectando ensino, pesquisa e extensão. Coordenado pelos professores Sandra Salete e Everton Crema, o projeto atua como um polo que reúne diferentes iniciativas desenvolvidas ao longo de doze anos, organizando-as de forma mais estruturada e integrada.

“O campus de União da Vitória tem um histórico de mais de 12 anos trabalhando em espaços coletivos com pesquisas, ensino e extensão voltados para a educação especial e a inclusão. O Rede Incluir é, de certa forma, o amadurecimento dessas iniciativas, consolidando tudo o que foi feito em um projeto único e abrangente”, destaca a professora Sandra Salete. Inicialmente, os projetos vinculados à Rede são: E-mpodera; ACITEC-IN e Lab. P.M.D.I.