Na tarde desta segunda-feira (11), empresários e o Poder Público de General Carneiro estiveram reunidos na Câmara de Vereadores para discutir ações de recuperação após a forte chuva que atingiu o município na última quinta-feira (07).
Durante a reunião, foram explanados os prejuízos sofridos por moradores e comerciantes, além de ser realizada uma abordagem quanto as possíveis soluções para que a cidade não venham a sofrer por desastres semelhantes.
O empresário e engenheiro civil Clewerson Masnik, apresentou durante a reunião estudos sobre as bacias hidrográficas de General Carneiro, destacando as características de cada uma e citando as possíveis soluções.
A prefeitura também falou sobre o trabalho que vem realizando. O vice-prefeito Celio Garbin participou da reunião afirmando que a Administração Municipal vem trabalhando para atender todos os afetados da melhor maneira possível e também adiantou que o prefeito Joel Martins Ferreira esteve em Curitiba nessa segunda-feira reunido com deputados e o coronel do Corpo de Bombeiros do Estado, em busca de recursos e novos estudos sobre os rios e bacias hidrográficas do município, com o objetivo de elaborar um projeto de prevenção visando minimizar os impactos das chuvas fortes.
Na oportunidade, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Walter Ferreira, apresentou linha de créditos disponibilizadas pelo Estado, por meio do Fomento Paraná, que serão essenciais para ajudar os comerciantes afetados. O secretário também apresentou a possibilidade de uma parceria com a Prefeitura Municipal, utilizando o Fundo Garantidor de Crédito para facilitar o acesso a esses recursos.
Consultor do Sebrae, Wilson Petisco, também explanou sobre as burocracias envolvidas nas linhas de crédito e destacou o esforço do Poder Executivo para tornar o processo mais acessível e rápido para os comerciantes que buscam apoio para reconstruir seus negócios.
Além dos empresários e toda a equipe da Administração Municipal, também participaram da reunião vereadores municipais e o 3º Sargento do Corpo de Bombeiros, o qual destacou o apoio das equipes de resgate de São Mateus do Sul, União da Vitória e Prudentópolis, além do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST), que trabalharam no atendimento às vítimas da enchente.
A tempestade causou a destruição de casas e comércios, deixando muitos moradores e empresários em situação crítica. Além disso, a chuva resultou na morte de uma criança de 2 anos, que foi levada pela enxurrada. Fotos: Câmara Municipal de General Carneiro