Nesta segunda-feira (25), os 1,3 mil estudantes da rede estadual de ensino do Paraná selecionados para o programa Ganhando o Mundo 2025 participaram de uma das últimas etapas de preparação para a viagem de intercâmbio.
O evento, que teve palestras orientativas e motivacionais, contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior e do Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri.
Somente nesta edição do programa, que é a maior da história, o Governo do Estado vai investir, por meio da Secretaria Estadual de Educação, mais de R$ 106 milhões. “É o maior programa de intercâmbio do país, que dá a oportunidade para o jovem, muitas vezes de família humilde, conhecer um país diferente, estudar lá e aprender uma nova língua. Isso tem mudado a vida de milhares de estudantes”, afirmou o governador.
“Todos os custos da viagem são custeados pelo Estado, além do pagamento de uma bolsa mensal de R$ 800 durante o período de intercâmbio. A melhor educação do Brasil também oferece a oportunidade de viver experiências culturais e estudantis no exterior”, destacou Hussein Bakri.
GANHANDO O MUNDO – Criado em 2019 pelo Governo do Estado e desenvolvido pela Secretaria da Educação como uma iniciativa de intercâmbio estudantil, o Ganhando o Mundo já levou 1.240 estudantes da rede estadual de ensino para países da América do Norte, Europa e Oceania. O programa também já enviou quase 100 professores para o Canadá e a Finlândia para intercâmbios de capacitação e cerca de 100 diretores para o Chile, para períodos de imersão cultural e acadêmica.