A Secretaria Municipal de Saúde de União da Vitória alerta para um dado preocupante registrado na primeira quinzena de novembro: das 1.186 consultas especializadas agendadas na rede municipal, 295 não ocorreram devido à ausência dos pacientes, o que representa quase 25% de faltas.
Os dados, repassados pelo Cisvali – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu, responsável pelo atendimento especializado, chamam atenção pelo impacto direto no serviço prestado à população.
“Esse número nos preocupa, porque prejudica o paciente que deixou de comparecer à consulta, prejudica o próximo paciente da fila que poderia ter sido atendido e prejudica também o município, já que a Secretaria de Saúde está pagando por consultas que não estão sendo realizadas”, afirmou a secretária de Saúde, Sonia Guzzoni Drozda.

Entre as especialidades com maior número de faltas estão oftalmologia, ortopedia e endocrinologia. Também há registros de ausências em consultas com neurologistas, pediatras e psiquiatras. Conforme as diretrizes de organização da rede, pacientes que faltam sem justificativa retornam automaticamente para o final da fila, medida necessária para garantir maior equidade e otimizar o fluxo de atendimentos.
Para evitar o acúmulo de filas e reduzir o número de faltas, a secretária reforça que comparecer às consultas agendadas — ou avisar com antecedência caso não seja possível — é um ato de cidadania e respeito com toda a população. “Quando alguém deixa de ir à consulta, não prejudica só a si mesmo. Prejudica toda a comunidade. Cada horário perdido é uma oportunidade de cuidado que deixa de acontecer”, destacou.
Para comunicar a impossibilidade de comparecimento, o paciente pode entrar em contato diretamente pelo WhatsApp da Central de Agendamentos: (42) 98403-2598, sempre com antecedência, permitindo que outra pessoa seja atendida.
“Eu gostaria de pedir a você que tem uma consulta agendada: por favor, compareça. E, se não puder, avise. Informe a Secretaria de Saúde para que possamos chamar o próximo paciente da fila, otimizar os atendimentos e proporcionar o melhor cuidado possível para todos os munícipes de União da Vitória que aguardam sua consulta especializada”, finalizou a médica.













