/União da Vitória inicia vacinação contra o vírus da bronquiolite

União da Vitória inicia vacinação contra o vírus da bronquiolite

União da Vitória iniciou nesta quarta-feira, 10, a vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR) destinadas a gestantes a partir da 28ª semana, que tem como objetivo reduzir casos de bronquiolite em recém-nascidos e proteger os bebês nos primeiros meses de vida, por meio da transferência de anticorpos pela placenta.

A vacina contra a bronquiolite em grávidas funciona por meio da imunização passiva: a mãe produz anticorpos contra o vírus, que são transferidos ao bebê pelo cordão umbilical. Assim, a criança já nasce com uma proteção temporária, mas altamente eficaz, contra o VSR. A aplicação, em dose única, é indicada para uma fase específica da gravidez, geralmente no terceiro trimestre, quando a transferência de anticorpos da mãe para o bebê é mais eficiente.

A vacina está sendo ofertada em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município e para receber a vacina a gestante deve levar o seu cartão de vacinação, cartão SUS e o cartão pré-natal.

Sobre o VSR e por que ele preocupa

O vírus sincicial respiratório é um dos principais causadores de infecções respiratórias em bebês, podendo ser responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite viral aguda (BVA) e 40% das pneumonias durante os períodos do ano em que o vírus circula mais, com significativo impacto na saúde pública, aumentando as consultas, internações e a necessidade de cuidados intensivos.

A maioria das crianças têm contato com o VSR antes dos dois anos, mas os casos mais graves costumam ocorrer na primeira infecção — principalmente em recém-nascidos, prematuros ou bebês com algum problema de saúde prévio.

Como não existe um tratamento específico contra o VSR, a prevenção é a melhor forma de evitar complicações. A vacina é aplicada na gestante para que o bebê receba os anticorpos durante a gravidez. Assim, nasce protegido contra as formas graves da doença no período em que é mais vulnerável.