A bola rolou para o Campeonato Catarinense de 2026. Com as mudanças realizadas pela CBF, os estaduais perderam datas e tiveram que modificar fórmulas de disputa. Dessa vez, a competição será de tiro curto, ou seja, ainda mais emoção para os torcedores.
O estadual conta com 12 equipes divididas em dois grupos de seis times cada. Na primeira fase, as duas chaves se enfrentam – grupo A contra grupo B –, com seis jogos para cada time.
DOIS JOGOS ABRIRAM O CAMPEONATO NA TERÇA
No ano de seu retorno ao grupo de elite nacional, a Chapecoense entrou em campo jogando na Arena Condá contra a equipe do Brusque. O clássico catarinense foi emocionante e terminou empatado em 1 a 1. A Chape foi o primeiro time da Série A que estreou em 2026.
A bola também rolou para as equipes de Santa Catarina e Camboriú que empataram em 2 a 2 no estádio Alfredo João Krieck, em Rio do Sul. Santa Catarina chega para esse ano com grande expectativa após ser a sensação da última edição e ter garantido vaga na Copa do Brasil e Série D do Brasileiro. Já Camboriú volta a elite após ser vice-campeão da Série B em 2025.

TRÊS JOGOS NESTA QUARTA
O Marcílio Dias vai para mais um ano de elite estadual. A equipe de Itajaí entra em campo às 19 horas no estádio Dr. Hercílio Luz, o Gigantão das Avenidas, para enfrentar a equipe do a Criciúma. Após uma temporada abaixo das expectativas em 2025, o Criciúma busca voltar à briga pelo protagonismo do futebol estadual.
Às 20 horas, na Arena Joinville, a equipe do Joinville estreia contra o o Figueirense. O time da casa fez 10 contratações para a temporada e disputará três competições no ano. Já os visitantes chegam confiantes após um bom fim de temporada em 2025. O Figueirense foi campeão da Copa Santa Catarina e conquistou vaga na Copa do Brasil, além de estar na Série C do Brasileiro.
O Avaí estreia às 21h30 na Ressacada, onde vai receber a equipe da Barra, uma das sensações do futebol catarinense na última temporada. O Avaí é o atual campeão da competição, no entanto, nesta ano enfrenta um cenário diferente. A equipe está com problemas financeiros e terá um corte de aproximadamente 49% das despesas impactando diretamente na formulação do elenco.
UM JOGO FECHA RODADA NA QUINTA
Às 19 horas desta quinta-feira, a bola rola para o último jogo da rodada. Carlos Renaux, clube mais antigo do Estado, retorna à primeira divisão e estreia jogando no estádio Dr. Hercílio Luz em Itajaí contra a equipe do Concórdia. Carlos Renaux retorna a elite após 42 anos depois de conquistar a Série B do Catarinense 2025. Já o Concórdia que escapou do rebaixamento por pouco na última temporada, busca se manter na elite com atletas formados na base, além de reforços que chegam por empréstimo da Chapecoense.














