/Moradores da região de São Domingos recebem orientações sobre Febre Amarela

Moradores da região de São Domingos recebem orientações sobre Febre Amarela

Os moradores da região de São Domingos, interior da cidade de União da Vitória receberam na manhã desta terça-feira, dia 20 de agosto, orientações sobre a Febre Amarela. O trabalho foi realizado por agentes de endemias, enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde e técnicos da Vigilância da 6ª Regional de Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.

Conforme a setor de comunicação da Prefeitura de União da Vitória, os profissionais realizaram visitas domiciliares e alertaram a população sobre a importância da vacinação contra a doença e enfatizaram que a Secretaria de Saúde, deve ser imediatamente contatada em caso de aparecimento de um macaco morto.

No último dia 12 desse mês, um bugio da espécie Alouatta guariba clamitans (bugio ruivo) foi encontrado morto na região da Vila Zulmira. O animal, considerado jovem (entre 2 e 3 anos), estava em uma árvore próximo à rodovia PR – 447. Não foi possível identificar o sexo e nem coletar amostras devido ao processo de putrefação do animal, que deve ter morrido há pelo menos 5 dias.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o aparecimento do bugio é um sinal de alerta contra a Febre Amarela. Vale lembrar também que o macaco não transmite a febre amarela, mas sinaliza o problema, pois ficam doentes iguais os humanos. A vacina contra Febre Amarela também está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde.