/Farmácia Municipal de União da Vitória vai contar com consultório farmacêutico

Farmácia Municipal de União da Vitória vai contar com consultório farmacêutico

A Farmácia Municipal de União da Vitória vai oferecer consultório farmacêutico a partir do ano que vem. O objetivo é solucionar os problemas dos pacientes em relação ao uso dos medicamentos receitados. Duas farmacêuticas da Secretaria Municipal de Saúde estão realizando a capacitação do Conselho Federal de Farmácia, necessária para a implantação do serviço.

O trabalho será em conjunto com os médicos e os agentes comunitários de saúde. “Eles nos repassam os pacientes que têm problema de adesão terapêutica, que são polimedicados (mais de cinco medicamentos), e nós ajudaremos essas pessoas”, explica a diretora da farmácia municipal, Vanessa Bostelmann.

O profissional poderá avaliar o conjunto dos remédios que o paciente está tomando quanto a possíveis interações, orientar sobre a melhor forma de tomar a medicação e ouvir o paciente sobre sua evolução clínica. “Vamos analisar a receita, fazer uma conciliação terapêutica quando necessário, indicação, adesivos explicando ao paciente quais remédios ele deve tomar à noite, quais durante o dia. Queremos ajudar o paciente para que ele tome os remédios corretamente para que ele possa fazer efeito corretamente”, destaca a farmacêutica.

“Essa é uma conquista da administração do prefeito Santin, que tem cada vez mais se preocupado em bem atender a nossa população”, afirmou o secretário municipal de saúde de União da Vitória, Ary Carneiro Júnior. Além da farmácia municipal, o serviço será ofertado em Unidades Básicas de Saúde. Os locais ainda não serão definidos.

A farmácia municipal está localizada na Praça Joaquim Fernandes Luiz Filho 01, no Centro de União da Vitória. O horário de retirada das senhas é das 7h30 às 11h30 e 12h30 às 16h30. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h.