/Centro Judiciário cria RAC – Rede de Ajuda no auxílio frente ao Covid-19

Centro Judiciário cria RAC – Rede de Ajuda no auxílio frente ao Covid-19

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de União da Vitória (Cejusc) lançou mais uma ferramenta de apoio à sociedade. É o programa Rede de Ajuda Cejusc/Coronavírus (RAC) que visa ofertar um canal de acolhimento e primeiros socorros psicológicos, neste momento de crise da pandemia.

De acordo com o gabinete do Juiz de Direito – coordenador do CEJUSC de União da Vitória, Carlos Mattioli, “por meio da RAC toda e qualquer pessoa que sinta a necessidade de ajuda em razão do momento de quarentena, isolamento social e demais consequências sociais, psicológicas, físicas, sociais e financeiras envolvendo o advento do Coronavírus (Covid-19) pode procurar os canais de contato da Rede de Ajuda”.

“Medo, angústia, sofrimento, incertezas, ansiedade, dúvidas e outros sentimentos podem ser gerados devido às mudanças repentinas e drásticas verificadas na vida das pessoas em período de pandemia. Assim, tudo aquilo que tira a paz de espírito, o sossego e a tranquilidade de todos é passível de causar efeitos bastante consideráveis na saúde psicológica, com risco de adoecimento físico e mental. Daí a importância da oferta de espaço de escuta, diálogo e acolhimento”, detalha, em nota o gabinete.

Logo da RAC: Rhyan Stefanowicz, estagiário voluntário IFPR. Informações do CEJUSC.

Neste contexto há o apoio do setor de Psicologia do CEJUSC. O departamento desfruta de habilidade e experiência de longos anos do exercício do acolhimento psicológico pessoal. Isso “é realizado cotidianamente no horário de expediente do Fórum, assim como também nas inúmeras atividades externas, projetos e palestras realizadas”, acrescenta o gabinete.

Tudo isso é trabalho de cidadania preventivo à judicialização. Também presente antes, durante e depois do fim de processos judiciais. “Em razão da quarentena o acolhimento da RAC se dará inicialmente exclusivamente por meio de vídeo chamada em qualquer plataforma de rede social, aplicativo, WhatsApp etc”, de acordo com a coordenação.

Os Primeiros Socorros Psicológicos dão o norte dos trabalhos, buscando atendimento rápido e objetivo. Assim que feito o contato, a equipe do CEJUSC presta o auxílio, podendo indicar terceiros que precisam de ajuda. Usando as redes sociais, o Instagram do RAC tem um vídeo explicativo, gravado por Carlos Mattioli.

A coordenação do RAC informa que os contatos para agendamento podem ser realizados pelas redes sociais do CEJUSC, Vara da Infância e Juventude e Família, além do Instagram do RAC.  Seguem os links e meios de contato:

Instagram: rededeajudacejusc

Facebook: CEJUSC – União da Vitória

Facebook: Vara da Infância e Juventude, Família e Anexos de União da Vitória

E-mail: rededeajudacejusc@gmail.com