/Hospital Regional realiza mais um processo de captação de órgãos que irá beneficiar no mínimo 7 pessoas

Hospital Regional realiza mais um processo de captação de órgãos que irá beneficiar no mínimo 7 pessoas

Na manhã desta quinta-feira, dia 04 de junho, aconteceu mais uma captação de órgãos e tecidos no Hospital Regional de União da Vitória. Esse é o terceiro transplante realizado no ano pela Sociedade Beneficente São Camilo no Vale do Iguaçu.

De acordo com o hospital, a doadora foi uma paciente da UTI Adulto, de 45 anos, a qual faleceu vítima de AVC – Acidente Vascular Cerebral. O hospital destacou que foram retirados os rins, fígado e coração para válvulas. Para que a ação fosse possível, a Central de Transplantes do Estado enviou profissionais médicos, para captar e transportar os órgãos para a capital Curitiba, seguindo o protocolo.

A articulação da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT é fundamental para que o processo tenha sucesso. A comissão tem a função de encontrar possíveis doadores de órgãos, quando tem diagnóstico de morte encefálica.

A Assistente Social, Bruna Teixeira destacou que, “em meio a essa pandemia, esses gestos de solidariedade e amor ao próximo, dão um alento para a sociedade”. No Brasil, a doação de órgãos só é realizada após a autorização familiar, por isso é importante expressar esse sentimento com os mais próximos, com essa atitude foi possível beneficiar no mínimo sete pessoas que estavam na fila de espera por um órgão.