/Prefeitura esclarece o motivo de idoso com Covid-19 estar no pátio da Secretária de Obras

Prefeitura esclarece o motivo de idoso com Covid-19 estar no pátio da Secretária de Obras

A prefeitura de Porto União divulgou informações sobre o caso do idoso morador de rua que foi diagnosticado com Covid-19 durante essa quarta-feira, dia 22 de julho. O caso chamou a atenção por vários detalhes, especialmente, sobre o motivo de o paciente estar no pátio da Secretaria de Obras.

Conforme informações, durante essa quarta-feira o idoso de 72 anos que dorme em um carro, foi abordado pela equipe da Assistência Social que na busca para colocá-lo em condições mais dignas ofereceu a possibilidade de o mesmo ser encaminhado para um abrigo. O idoso, por sua vez, aceitou a proposta.

Depois disso, seguindo os protocolos padrões neste momento de pandemia antes de colocar o idoso junto com as demais pessoas do abrigo, A Secretaria de Saúde foi acionada e realizou o teste para Covid-19 no idoso, vindo a testar positivo.

O idoso não apresentava sintomas e pediu insistentemente para se isolar e pernoitar em seu carro. Diante disso, foi oferecido para o mesmo ficar com o veículo no pátio da Secretária de Obras, pois assim, o mesmo não ficaria pelas ruas. No entanto, na noite de quarta-feira, ele passou a ficar alterado, sendo necessário acionar o Corpo de Bombeiros e encaminhar o idoso para uma casa hospital.

Ainda segundo a prefeitura de Porto União, além de Covid-19, o idoso apresenta em leve problema de memória, o que teria feito com que o mesmo ficasse alterado na Secretaria de Obras. No hospital, ele passou por uma avaliação médica e foi optado por transferir o idoso para um atendimento mais especializado em outra cidade, o qual foi encaminhado na manhã desta quinta-feira, para uma clínica em Santa Cecilia, a fim de tratar esse seu problema. Quanto ao Covid-19, ele não apresentava sintomas graves.

A Prefeitura de Porto União ainda esclareceu que o carro do idoso segue na Secretaria de Obras e a Polícia Militar deverá se responsabilizar pelo veículo enquanto o idoso está em tratamento. O pátio também está passando por uma higienização com álcool e água sanitária, bem como a Central da Cidadania, pois as assistentes sociais também tiveram contato direto com o paciente.

O idoso é aposentado e teria um irmão na cidade. Porém, por opção própria prefere morar na rua, onde dorme em um carro sempre nas proximidades do centro. Ele já vinha recebendo assistência da prefeitura desde o mês de fevereiro.